Plano de aula de Ciências – Genes, DNA e cromossomos – 9º ano do Ensino Fundamental
Nessa aula, os alunos conhecerão como ocorre o processo de transmissão de características hereditárias.
A transmissão de características hereditárias ocorrem através da combinação de genes contendo o DNA de cada progenitor que dará origem aos cromossomos do novo indivíduo.
Nessa aula, os alunos poderão entender os conceitos de genética e conhecer como funcionam os mecanismos que estão diretamente relacionados à transmissão de características.
Você pode salvar esse plano de aula sobre genes, DNA e cromossomos em PDF no final do post, aproveite!
Plano de aula – Genes, DNA e cromossomos
TEMA: Genes, DNA e cromossomos
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas
OBJETIVOS:
- Identificar as estruturas responsáveis por transmissão de características hereditárias;
- Compreender os conceitos de genes, DNA e cromossomos;
- Entender as diferenças entre gene e gene alelo;
- Pesquisar números de cromossomos de diferentes espécies.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Texto explicativo sobre genes, DNA e cromossomos;
- Imagens de genes, da fita de DNA e de cromossomos;
- Lista de exercícios sobre o núcleo das células;
- Computador e projetor de vídeo;
- Conhecimento prévio de células, organelas e conceitos de genética.
DESENVOLVIMENTO:
Comece a aula utilizando um mapa mental sobre conceitos de genética para relembrar aos alunos alguns termos sobre o assunto.
Apresente o tema da aula para os alunos e pergunte se eles sabem por que os filhotes nascem com características parecidas com os progenitores. Você pode usar os humanos ou os cachorros como exemplo para facilitar o entendimento.
Leiam o texto base sobre genes, DNA e cromossomos.
Mostre aos alunos que as características de um ser vivo são definidas pelo material genético dele, que está codificado nas sequências de bases nitrogenadas que formam o DNA.
Mostre aos alunos a composição do DNA, apresente as quatro bases nitrogenadas:
- Adenina;
- Guanina;
- Citosina;
- Timina.
Ensine-os a forma de agrupamento delas para formar os nucleotídeos, deixando claro que a adenina se liga apenas à timina, e a citosina à guanina. Além disso, o DNA é composto por um açúcar chamado desoxirribose, uma molécula de fosfato.
O DNA dá origem aos genes que se organizam formando o conjunto de cromossomos de cada espécie. Cada célula possui o material genético que codifica suas funções e características, e ele fica protegido dentro do núcleo celular.
Explique aos alunos que diversos fragmentos de DNA formam os genes e eles possuem centenas de nucleotídeos que são os principais responsáveis pela transmissão de características aos descendentes.
Os genes podem ser considerados genes alelos quando eles ocupam o mesmo local e determinam as mesmas características — no entanto, elas podem ter variações, como a cor dos cabelos ou dos olhos.
Depois de entender como os genes funcionam, explique aos alunos que conjuntos de genes formam os cromossomos que são característicos para cada espécie.
É importante lembrar aos alunos que cada espécie possui seu próprio número de cromossomos e essa é uma característica importante para diferenciar os seres vivos.
Os alunos podem ter como tarefa de casa pesquisar o número de cromossomos da maior quantidade de espécies que encontrarem.
Façam uma lista de exercícios sobre o núcleo das células para fixar o conteúdo estudado.
AVALIAÇÃO:
A avaliação dessa aula pode ser feita através da participação dos alunos, da resolução da lista de exercícios e da entrega da pesquisa sobre cromossomos na aula seguinte.
Clique aqui para salvar esse plano de aula sobre genes, DNA e cromossomos em PDF!
Veja também:
- Plano de aula de Ciências – Divisão Celular / Mitose – 9º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de Ciências – Divisão Celular / Meiose – 9º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula de Ciências – Sistema imunológico e defesa do organismo – Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.