Plano de aula – Estados físicos da água – Ensino Fundamental

Nessa aula os alunos irão entender quais são e como acontecem as mudanças de estado físico da água.

A água pode ser encontrada no planeta Terra em três estados físicos diferentes: o sólido, o líquido e o gasoso. Alterações na temperatura e na pressão atmosférica de onde ela estiver pode fazer com que o estado físico da água seja alterado.

Nesse plano de aula os alunos aprenderão sobre os estados sólido, líquido e gasoso da água e poderão observar na prática as mudanças de estados acontecendo.

Você pode salvar esse plano de aula sobre os estados físicos da água em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula – Estados físicos da água

TEMA: Estados físicos da água

TEMPO SUGERIDO: 3 aulas

OBJETIVOS:

  • Enxergar a água como componente importante do nosso corpo e do planeta.
  • Perceber que sem água os seres vivos não sobreviveriam.
  • Reconhecer a água em diferentes estados físicos.
  • Entender que as mudanças de temperatura e pressão atmosférica são as responsáveis por mudar o estado físico da água.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Água
  • Jarra
  • Forma de gelo
  • Panela com tampa
  • Gelo
  • Termômetro (recomenda-se o infravermelho)
  • Congelador ou freezer
  • Fogão

DESENVOLVIMENTO:

1ª aula

Comece a aula perguntando aos alunos onde é possível encontrar água em nosso planeta. As crianças tendem a associar água a líquido e provavelmente irão citar: rio, lago, mar, oceano, piscina, no filtro de casa, na torneira, no chuveiro, etc.

Explique a diferença entre os tipos de água: doce e salgada, potável e não potável, por exemplo.

Faça perguntas disparadoras como:

  • Mas e as geleiras, são formadas de quê?
  • Qual a composição das nuvens?
  • De onde vem o gelo que você coloca no seu suco?
  • Para onde vai a água da roupa molhada quando é estendida no varal?
  • E se eu colocar minha garrafinha de água no congelador?
  • Do que é composta nossa urina e nosso suor?

Escute as respostas e tente nomear os estados físicos durante o debate.

É importante que os alunos saibam que 70% do planeta e do nosso corpo são feitos de água, que precisamos de água para todas nossas funções metabólicas para que nosso corpo funcione.

Escreva os três estados físicos da água no quadro (sólido, líquido e gasoso) e explique cada um deles para os alunos.

2ª e 3ª aulas

Explique aos alunos o que é pressão atmosférica e fale sobre mudanças de temperatura.

Eles deverão entender que a pressão atmosférica só irá mudar entre regiões diferentes, portanto, ela é constante dentro da escola. No entanto, a temperatura pode variar se colocarmos a água no congelador ou em uma panela no fogão.

Se a escola tiver uma cozinha disponível, faça algumas experiências com os alunos. Se não tiver, faça as experiências em casa e filme para mostrar a eles.

Coloque água em uma jarra, meça a temperatura dela com auxílio do termômetro.

Coloque metade dessa água em uma forma de gelo (não coloque muita, para que congele mais rápido) e a outra metade em uma panela que possua tampa.

Leve a forma de gelo ao congelador e a panela ao fogo, lembre-se que crianças não devem manusear o fogão, essa etapa deve ser realizada por um adulto e as crianças apenas observam de uma distância segura.

Meçam a temperatura da água no congelador de 20 em 20 minutos.

Espera a água que está na panela ferver, observe que agora existe uma névoa saindo da panela, pergunte aos alunos o que significa isso.

Tampe a panela mostrando aos alunos que a tampa está seca, espere alguns minutos, retire a tampa e questione por que a tampa está molhada agora.

Coloque o gelo, a água natural e a água recém fervida (que ainda esteja com vapor) em cima da mesa. Mostre aos alunos que apenas mudando as temperaturas agora vocês têm água em 3 estados físicos: o líquido, o sólido e o gasoso.

AVALIAÇÃO:

Dê situações diferentes para que as crianças resolvam por escrito e entreguem:

  1. Uma família fará um suco e precisa de água. Alguém sai para comprar, mas traz apenas gelo. O que fazer para obter água para o suco?
  2. Um rapaz resolve fazer um chá de hortelã, ele coloca água e as folhas na panela e leva ao fogo. Enquanto ferve, ele resolve dar uma volta no quintal e encontra um vizinho. A conversa se alonga e quando ele volta para cozinha, toda a água do chá secou. Para onde foi a água?
  3. Dois irmãos costumam brincar e se alimentar juntos, um deles toma bastante água e o outro prefere tomar refrigerante quando sente sede. O que pode acontecer com cada um deles?

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.