Plano de aula – Como é coberto o corpo dos animais? – 3º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula que aborda os diferentes tipos de revestimento do corpo dos animais relacionando ao ambiente onde eles vivem.


O revestimento do corpo dos animais evolui com a espécie para permitir que ela se adapte melhor ao ambiente em que vive.

Por isso, a diversidade de coberturas do corpo animal é tão grande e podemos encontrar animais peludos, com pele lisa, com escamas, penas ou cascos.

Essas características externas fazem com que os animais possuam diversidade morfológica facilmente observável.

Nessa aula, os alunos entenderão a diferença entre os revestimentos do corpo de diversos animais.

Você pode salvar esse plano de aula sobre a cobertura do corpo dos animais em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula – Como é coberto o corpo dos animais?

TEMA: Revestimento do corpo dos animais

TEMPO SUGERIDO: 1 aula

OBJETIVOS:

  • Pesquisar e analisar o revestimento do corpo dos animais de diferentes espécies.
  • Relacionar a cobertura do corpo do animal com o local em que vivem.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Imagens ampliadas do corpo de diferentes animais.
  • Desenhos de diferentes animais para colorir. Sugestões: cobra, aves, porco-espinho, ovelha, vaca, cachorro, gato.
  • Materiais como tesoura, tinta, areia de artesanato, macarrão espaguete, lã, algodão, retalhos de tecidos com texturas diferentes, etc.

DESENVOLVIMENTO:

Explique o tema da aula e mostre imagens ampliadas da cobertura corporal de diferentes animais, como penas de aves, pele lisa dos répteis, pelos dos cachorros, casco das tartarugas, escamas de peixes.

Peça aos alunos que tentem descobrir qual animal é aquele vendo apenas um pedacinho da cobertura do seu corpo.

Pergunte em quais ambientes esses animais vivem e relacione a cobertura corporal com os locais.

Entregue desenhos de animais para a turma como cobra, aves, porco-espinho, ovelha, vaca, cachorro, gato.

Deixe disponíveis materiais como tesoura, tinta, areia de artesanato, macarrão espaguete, lã, algodão, retalhos de tecidos com texturas diferentes, e peça aos alunos que tentem representar a cobertura do corpo dos animais.

Faça uma apresentação por grupos, por exemplo: todos os alunos que representaram a cobertura do corpo das ovelhas vão à frente para mostrar à turma.

Depois que todos os bichos forem apresentados, façam um resumo dos tipos de coberturas diferentes como pelos, penas, pele lisa ou escamosa.

AVALIAÇÃO:

Use a participação dos alunos na aula e na atividade como avaliação da aprendizagem. Aproveite o resumo final para deixar os alunos relatarem suas conclusões.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More