Quais as características de cada planeta do sistema solar?

Cada planeta do Sistema Solar tem sua particularidade e característica que o torna único. Descubra agora tudo sobre cada um desses planetas.

0

O universo, o espaço e todo o cosmos são inegavelmente interessantes. Todos os planetas, estrelas e demais astros vêm levantando dúvidas e chamando a atenção da humanidade por muitos anos.

Deste modo, vamos explicar um pouco sobre os astros, começando pelos planetas presentes no Sistema Solar. Para começo de conversa, os planetas são divididos em dois grupos, os telúricos e os gasosos.

Planetas telúricos são aqueles planetas que são rochosos, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. O fato de todos estarem perto do sol não é uma simples coincidência, já que essa condição faz com que todos tenham uma densidade maior.

Além disso, existem os planetas gasosos. Estes são os maiores planetas do sistemas, constituídos basicamente por grandes volumes de materiais gasosos. Neste grupo temos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Sendo assim, conhecendo agora os grupos em que cada planeta se encontra, vamos conhecer as características de cada um destes astros celestes.

1 Mercúrio

Mercúrio

O planeta é o menor de nosso Sistema Solar e o mais próximo do sol. Além disso, Mercúrio praticamente não tem atmosfera, e suas temperaturas podem chegar a 400°C. Uma curiosidade sobre o astro é que seu movimento de translação (movimento ao redor do sol), tem duração de apenas 88 dias.

2 Vênus

Vênus

Misticamente conhecido como o planeta do amor, Vênus é o planeta mais quente de nosso sistema. Suas temperaturas podem chegar a 460°C, isso porque o astro tem um forte efeito estufa, que aquece todo planeta.

Uma curiosidade sobre o planeta é que Vênus é o mais próximo a Terra e, sendo assim, é muito parecido com o nosso. Ambos possuem núcleo de ferro, manto rochoso e uma crosta. Apesar de toda semelhança, a proximidade com o sol torna inviável a vida humana no planeta.

3 Terra

Terra

É o maior dos planetas rochosos, assim como quinto maior de todo o sistema solar. Até agora, a Terra é o único planeta com condições para a vida humana. Isso porque o astro tem cerca de 70% de água em estado líquido – elemento extremamente necessário para nós.

Além de ser rochoso, a atmosfera da Terra é composta por gases, e a temperatura média é de cerca de 15°C. Temos um satélite natural, a Lua.

4 Marte

Marte

O famoso planeta vermelho vem sendo bastante estudado nos últimos anos. Isso devido algumas semelhanças de Marte com a Terra. Ambos possuem dias com duração semelhante e contam com o mesmo número de estações. Entretanto, seu núcleo é frio, diferente do nosso.

5 Júpiter

Júpiter

É o maior planeta de nosso sistema solar. Sua massa é 318 vezes maior que a da Terra, bem como maior que todos os planetas do Sistema Solar juntos.

Júpiter é formado por hélio na forma líquida e hidrogênio molecular. Sendo assim, sua atmosfera é composta por hidrogênio e hélio na forma gasosa. Além disso, suas cores são devido a presença de 85% de hidrogênio no astro.

Júpiter também é conhecido por ser o planeta com o maior número de satélites naturais. Ao todo são 67 luas em sua órbita.

6 Saturno

Saturno

O astro é possui um núcleo cheio de gelo e rochas. Assim como saturno, é composto por um grande porcentual de hidrogênio, e um menor de hélio. Saturno é conhecido pela presença de anéis cintilantes em sua volta. Os famosos anéis de do planeta são formados pela mistura de gelo, poeira e material rochoso.

7 Urano

Urano

É o sétimo planeta do Sistema Solar. A sua coloração azul é devido a absorção da luz vermelha do metano. Isso porque sua atmosfera é constituída pelo gás, assim como por hélio e hidrogênio. O astro, assim como Júpiter, possui vários satélites naturais. Ao todo são 27 luas em sua órbita.

8 Netuno

Netuno

O último planeta do sistema solar, e deste modo, o mais longe do sol. O núcleo do planeta tem, aproximadamente o tamanho da Terra. Além disso, ele é formado por amônia, metano e água muito quente.

O astro também possui um cor azulada, pois tem a mesma formação atmosférica que seu irmão, Urano. O planeta conta com 13 luas confirmadas em sua órbita.

Veja também: 5 Curiosidades Sobre os Planetas do Sistema Solar

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.