Plano de aula – Aula prática – Germinação de sementes
Fixação de conteúdo sobre germinação para o ensino fundamental.
A germinação é o processo onde a semente inicia sua atividade metabólica para formar uma nova planta.
Alguns fatores são essenciais para que a germinação ocorra: presença de água, luz solar, oxigênio são alguns deles.
Plano de aula prática – Germinação de sementes
TEMA: Germinação de sementes.
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 45 minutos + observações rápidas durante 2 semanas entre as aulas.
OBJETIVOS:
- Observar o processo de germinação de sementes;
- Conhecer as partes de uma plântula (primeira planta a se formar depois da germinação);
- Observar os cotilédones antes e depois da germinação.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- 2 potinhos por aluno (peça anteriormente aos alunos que levem potinhos de iogurte ou fundo de garrafa PET, assim você estará usando a interdisciplinaridade e estimulará a reciclagem de material plástico em sua aula);
- Sementes de feijão e milho para todos os alunos;
- Algodão ou terra (se houver disponibilidade);
- Água no borrifador;
- Local com boa luminosidade;
- Lâmina (para uso do professor);
- Roteiros de aula impressos.
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
- Entregue os roteiros de aula para os alunos.
- Professor(a), corte com cuidado uma semente de feijão e uma de milho ao meio, em sentido longitudinal (o mais longo da semente). Pode-se usar lupa se houver disponibilidade.
- Mostre aos alunos a posição dos elementos da semente e os cotilédones, peça que eles apontem as partes no esquema do roteiro.
- Peça que os alunos forrem o fundo dos potinhos com algodão ou terra.
- Umedeça cada potinho sem encharcar o substrato.
- Entregue uma semente de feijão e uma de milho para cada aluno e peça que eles coloquem cuidadosamente no substrato, uma em cada potinho.
- Cubra levemente cada semente e borrife água em cima.
- Agora é hora de colocar todos os potinhos numa parte bem iluminada da sala e pedir que os alunos cuidem durante os outros dias para que o substrato não fique seco e nem encharcado, relembre nesse momento a importância da água no processo de germinação e as fases da germinação.
Durante duas semanas
- Observar o desenvolvimento e anotar tudo que está acontecendo no roteiro.
Aula 2
- Pegar os potinhos e observar o crescimento.
- Reconhecer cada parte da nova plântula.
- Reconhecer os cotilédones desenvolvidos e observar se a germinação da planta é epígea ou hipógea.
- Preencher todas as partes do roteiro.
AVALIAÇÃO:
Corrigir o roteiro com os alunos e relembrar as etapas de germinação com a ajuda deles.
Roteiro de aula prática – Germinação de sementes
Colégio: ____________________________________________________________________________
Aluno: ______________________________________________________________ Turma: ________
Anote as partes que você reconheceu dentro das sementes:
Data de início do experimento: ____________________________
Nos dias seguintes eu observei:
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Clique aqui para baixar esse plano de aula e o roteiro em PDF.
Veja também:
- Plano de aula – Aula prática – Fototropismo
- Plano de aula – Aula prática – Vulcões
- Plano de aula – Aula prática – Classificação de folhas
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.