Plano de aula – Aula prática – Germinação de sementes

Fixação de conteúdo sobre germinação para o ensino fundamental.

A germinação é o processo onde a semente inicia sua atividade metabólica para formar uma nova planta.

Alguns fatores são essenciais para que a germinação ocorra: presença de água, luz solar, oxigênio são alguns deles.

Plano de aula prática – Germinação de sementes

TEMA: Germinação de sementes.

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 45 minutos + observações rápidas durante 2 semanas entre as aulas.

OBJETIVOS:

  • Observar o processo de germinação de sementes;
  • Conhecer as partes de uma plântula (primeira planta a se formar depois da germinação);
  • Observar os cotilédones antes e depois da germinação.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • 2 potinhos por aluno (peça anteriormente aos alunos que levem potinhos de iogurte ou fundo de garrafa PET, assim você estará usando a interdisciplinaridade e estimulará a reciclagem de material plástico em sua aula);
  • Sementes de feijão e milho para todos os alunos;
  • Algodão ou terra (se houver disponibilidade);
  • Água no borrifador;
  • Local com boa luminosidade;
  • Lâmina (para uso do professor);
  • Roteiros de aula impressos.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

  1. Entregue os roteiros de aula para os alunos.
  2. Professor(a), corte com cuidado uma semente de feijão e uma de milho ao meio, em sentido longitudinal (o mais longo da semente). Pode-se usar lupa se houver disponibilidade.
  3. Mostre aos alunos a posição dos elementos da semente e os cotilédones, peça que eles apontem as partes no esquema do roteiro.
  4. Peça que os alunos forrem o fundo dos potinhos com algodão ou terra.
  5. Umedeça cada potinho sem encharcar o substrato.
  6. Entregue uma semente de feijão e uma de milho para cada aluno e peça que eles coloquem cuidadosamente no substrato, uma em cada potinho.
  7. Cubra levemente cada semente e borrife água em cima.
  8. Agora é hora de colocar todos os potinhos numa parte bem iluminada da sala e pedir que os alunos cuidem durante os outros dias para que o substrato não fique seco e nem encharcado, relembre nesse momento a importância da água no processo de germinação e as fases da germinação.

Durante duas semanas

  • Observar o desenvolvimento e anotar tudo que está acontecendo no roteiro.

Aula 2

  1. Pegar os potinhos e observar o crescimento.
  2. Reconhecer cada parte da nova plântula.
  3. Reconhecer os cotilédones desenvolvidos e observar se a germinação da planta é epígea ou hipógea.
  4. Preencher todas as partes do roteiro.

AVALIAÇÃO:

Corrigir o roteiro com os alunos e relembrar as etapas de germinação com a ajuda deles.

 

Roteiro de aula prática – Germinação de sementes

Colégio: ____________________________________________________________________________

Aluno: ______________________________________________________________ Turma: ________

Anote as partes que você reconheceu dentro das sementes:

Semente de milho
Semente de milho
Semente de feijão
Semente de feijão

 

Data de início do experimento: ____________________________

Nos dias seguintes eu observei:

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

Germinação do feijão
Germinação do feijão
Germinação do milho
Germinação do milho

Clique aqui para baixar esse plano de aula e o roteiro em PDF.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.