Plano de aula – Aula prática – Fototropismo

Vamos ver o fototropismo acontecer na prática?

0

O fototropismo é um mecanismo químico que as plantas usam para garantir maior exposição solar em ambientes pouco iluminados ou para se proteger em ambientes com excesso de luz.

A auxina é o hormônio vegetal que regula esse processo, ela está relacionada ao crescimento da planta e sua produção é relativa a intensidade luminosa.

Orientações gerais para o professor(a): Essa aula foi pensada para ser aplicada após estudar os tipos de tropismos.

Plano de aula – Aula prática – Fototropismo

TEMA: Fototropismo

TEMPO SUGERIDO:

  • Montagem da experiência: 1 aula de 45-50 minutos.
  • Acompanhamento da experiência: 2 semanas, sendo 5 minutos de cada aula durante esse período.
  • Finalização: 20 minutos, a ser realizada depois de 2 semanas da montagem.

OBJETIVOS:

  • Entender o crescimento das plantas em relação a luz.
  • Compreender a importância da luz solar para as plantas.

MATERIAL NECESSÁRIO:

PUBLICIDADE

O material aqui disposto é o necessário para um grupo.

  • Caixa de sapato
  • Papelão
  • Fita adesiva
  • Tesoura sem ponta
  • Estilete [a ser utilizado pelo(a) professor(a)]
  • Lápis
  • Fundo de uma garrafa pet
  • Algodão
  • Feijões para plantar
  • Água

DESENVOLVIMENTO:

  • Divida a turma em grupos de até 4 alunos;
  • As caixas de sapato irão ser usadas na posição vertical;
  • Corte 2 retângulos de papelão que se encaixem ao longo da caixa de papelão, formando “prateleiras” dentro dela;
  • Use o estilete para fazer um buraco em cada parte de papelão que você cortou, de modo que eles fiquem em posições diferentes quando encaixados na caixa de sapato;
  • Faça um buraco na parte de cima da caixa, de modo desencontrado com os outros também.
Fototropismo - experiência
Fototropismo – experiência
  • Agora é hora de plantar o feijão no algodão, utilize o fundo da garrafa PET como vaso;
  • Regue o algodão com uma pequena quantidade de água;
  • Coloque o vaso com o feijão no fundo da caixa, embaixo de todas prateleiras feitas com papelão;
  • Feche a caixa com cuidado e passe a fita adesiva para vedar bem;
  • Observe o crescimento do feijão durante duas semanas, utilize 5 minutos de cada aula sua durante esse período para fazer essas observações. Se for possível, fotografe cada observação;
  • Depois de duas semanas, abra a tampa da caixa, veja como o feijão cresceu através dos buracos nas prateleiras, indo em direção a luz.

AVALIAÇÃO:

Faça uma montagem de todas as fotos das observações e peça que os alunos expliquem por que o feijão cresceu através dos buracos. Direcione a conversa para que eles relacionem o fato com o fototropismo.

Clique aqui para baixar esse plano de aula em PDF.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.