Plano de aula – O ser humano e o domínio do fogo – 4º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre o ser humano e o domínio do fogo que elaboramos para ser desenvolvido com a sua turma de 4° ano do ensino fundamental!

O ser humano tem acesso ao fogo desde muito tempo. Os incêndios causados por raios possibilitavam que os grupos humanos acessassem tal elemento.

No entanto, a produção do fogo começou a ser feita no período Paleolítico, quando o homem tomou a consciência de que ele tinha a capacidade de dominá-lo a partir de técnicas criadas por ele mesmo.

O domínio do fogo, tradicionalmente conhecido como a descoberta do fogo, foi o responsável por provocar intensas transformações na vida do ser humano, pois suas funções eram de extrema importância para a manutenção e garantia da vida.

Sendo assim, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula que tem como tema: o ser humano e o domínio do fogo. A ideia é que ele seja desenvolvido em turmas do 4° ano do ensino fundamental.

Plano de aula – O ser humano e o domínio do fogo

TEMA: O ser humano e o domínio do fogo

ANO: 4° ano do ensino fundamental

DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a importância do fogo para o nosso cotidiano;
  • Provocar o interesse do estudante para os usos do fogo;
  • Mostrar que o fogo faz parte da vida do ser humano desde muito tempo;
  • Desenvolver a atenção e a memória;
  • Motivar a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Para reproduzir as imagens: computador, TV, projetor de vídeo ou gravura impressa
  • Folha branca
  • Lápis de cor e de escrever

DESENVOLVIMENTO

Essa aula iniciará com algumas perguntas:

  1. Quais são os objetos e elementos que vocês precisam para se alimentar? O ser humano pode viver sem se alimentar?
  2. Nos países da Europa e Ásia o clima é muito frio. O que eles fazem, entre várias opções, para se esquentar?
  3. Hoje, usamos o chuveiro elétrico para tomar um banho quente, certo? Nos tempos dos nossos avós, bisavós, como eles faziam para ter acesso à água quente no banho?
  4. Qual é o meio de condução que vocês utilizam para chegar à escola?
  5. Quando a energia da casa de vocês acaba, o que seus pais fazem para manter o ambiente iluminado?

Faça as perguntas e ouça atentamente as respostas dos estudantes. Tente, ao máximo, estimular que eles participem, porque dessa forma você estimulará o diálogo e a memória dos mesmos.

Depois de ouvir os estudantes, selecione algumas imagens para caracterizar as respostas de cada pergunta. Segue o exemplo:

Pergunta 1:

Plano de aula - O ser humano e o domínio do fogo

Pergunta 2:

Plano de aula - O ser humano e o domínio do fogo

Pergunta 3:

Plano de aula - O ser humano e o domínio do fogo

Pergunta 4:

Plano de aula - O ser humano e o domínio do fogo

Nessa questão, explique às crianças a importância do fogo para o automóvel. Diga que o motor à combustão, para funcionar, precisa da explosão e da existência do fogo dentro dos cilindros.

Pergunta 5:

Plano de aula - O ser humano e o domínio do fogo

À medida que você for mostrando as imagens, analise-as com os estudantes. Pergunte o que elas têm em comum e o que elas representam.

  1. A primeira é composta por grandes panelas repletas de comida em cima de um fogão a lenha.
  2. A segunda mostra duas pessoas se aquecendo do frio em frente a uma lareira.
  3. A terceira possui uma quantidade de água fervendo no fogão.
  4. A quarta é caracterizada pela presença do fogo para fazer com que o meio de condução se locomova.
  5. E a quinta mostra amigos jogando graças à vela que está iluminando o ambiente.

Atente para o fato de que praticamente todas as imagens retratam mais de uma pessoa ou indicam a existência de mais de um indivíduo no ambiente.

Diga que é graças ao domínio do fogo que muitos momentos como esses das imagens são possíveis.

Enalteça os grupos humanos da Pré-história, que descobriram técnicas capazes de manusear esse elemento que continua fazendo parte e a diferença em nosso cotidiano.

Por fim, peça para os estudantes fazerem desenhos de momentos em sua casa em que algum indivíduo ou todos dependam do fogo para realizar determinada atividade.

Depois, solicite que eles façam um texto falando sobre a importância desse elemento para a manutenção da vida.

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.