Plano de aula sobre os primeiros grupos humanos – 4° ano Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre os primeiros grupos humanos produzimos para sua turma!

0

Segundo a teoria evolucionista, os seres humanos se originam dos primatas, mamíferos com habilidade de agarrar e de perceber a distância em que determinado objeto se localiza.

Acredita-se que foi um grupo de primatas que originou os primeiros hominídeos, sujeitos com características humanas.

A partir dessa compreensão, confira o plano de aula sobre os primeiros grupos humanos, direcionado para o 4° ano do ensino fundamental.

Plano de aula – Os primeiros grupos humanos

TEMA: Os primeiros grupos humanos, suas mudanças e permanências

ANO: 4° ano do ensino fundamental

DURAÇÃO: 3 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Mostrar a importância de compreender a origem humana.
  • Suscitar o interesse do estudante sobre a pré-história.
  • Reconhecer a capacidade do ser humano desde a pré-história.
  • Desenvolver a memória e atenção.
  • Promover a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Quadro escolar
  • Giz ou pincel para quadro
  • Vídeo
  • Folha branca
  • Lápis de cor
  • Para reproduzir a imagem: computador, TV, projetor de vídeo ou gravura impressa

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

A primeira aula consistirá em diferenciar, de maneira breve, as teorias criacionista e evolucionista.

Escreva CRIACIONISMO de um lado do quadro e EVOLUCIONISMO do outro lado.

Na parte que se concentra o criacionismo, vá puxando setas com as características dessa teoria. Alguns aspectos dele que você pode citar, são:

  • A vida e toda a matéria foram criadas por um Criador;
  • Está presente em várias culturas e religiões (islamismo, cristianismo, judaísmo, etc);
  • A criação do mundo durou 6 dias.

Do lado em que está escrito evolucionismo, faça o mesmo movimento, vá puxando setas contendo algumas características dessa teoria. Exemplos:

  • Os seres humanos são resultado de um longo processo de evolução;
  • Os seres vivos estão em permanente mudança.

Depois de diferenciar ambas, diga que a aula se concentrará em falar sobre o evolucionismo. Comece falando sobre os primeiros hominídeos.

Explique o significado do termo hominídeo, que ele se encontra dentro da ordem dos primatas. Diga que nós, os seres humanos, nos originamos deles.

Fale o que são os primatas: mamíferos com capacidade de agarrar e identificar visualmente a distância em que um objeto se localiza.

Com isso, eles foram os responsáveis por originar os primeiros hominídeos, criaturas com características humanas.

Mostre uma imagem semelhante a essa:

Plano de aula primeiros grupos humanos mudanças e permanências ao dos longo dos tempos

Diga que os fósseis mais antigos são os de Australopithecus, que viveram no continente africano há cerca de 5,5 milhões de anos. Diga algumas características desse hominídeo.

Depois, fale as principais características de cada um até chegar no Homo sapiens sapiens, que é a espécie da qual fazemos parte.

Destaque que essa espécie teve sua origem na África e depois se adaptou e se espalhou por todos os continentes.

Como tarefa de casa, peça para os alunos analisarem essa imagem e destacarem as principais diferenças e semelhanças desses hominídeos.

Peça também para que eles realizem uma pesquisa sobre as principais características de cada um deles.

Aula 2

Inicialmente, peça para que os estudantes digam suas respostas da análise feita das imagens. Depois, selecione alguns deles para lerem a pesquisa solicitada.

Feito isso, explique o que é Pré-história e por que é chamada assim. Depois, diga que ela é dividida em três períodos:

  1. Paleolítico
  2. Neolítico
  3. Idade dos Metais

Inicie falando a respeito do Período Paleolítico. Diga suas principais características e atente para o fato de que, durante esse período, os indivíduos eram nômades, ou seja, não se fixavam em um local específico.

Explique o motivo que levava os grupos humanos a se deslocarem a todo tempo: quando a caça, os peixes e os frutos de uma determinada região começavam a acabar, assim, eles se mudavam para outro local em busca de alimentos.

Depois fale sobre o Período Neolítico. Diga suas principais características, destacando que os grupos humanos, nesse período, se caracterizaram pela fixação no território.

Fale que nesse período, os humanos desenvolveram técnicas para a domesticação dos animais e para a agricultura, por isso, eles conseguiam permanecer nas regiões.

Por fim, fale sobre a Idade dos Metais. Diga a importância dos metais para o desenvolvimento das sociedades.

Para tarefa de casa, solicite que eles pesquisem os grupos nômades que existem atualmente.

Aula 3

A terceira aula iniciará com uma análise das pesquisas feitas pelos estudantes sobre os grupos nômades ainda existentes.

Separe algumas imagens para mostrar a eles a forma como alguns grupos nômades vivem.

Plano de aula primeiros grupos humanos mudanças e permanências ao dos longo dos tempos

Diga que o nomadismo é algo ainda existente em nossa sociedade.

Analise as imagens e saliente que esse é apenas mais um modo de vida, que não deve ser visto com um olhar de pena, pois é a forma como eles levam a vida há milhares de anos.

Depois, escreva em um lado do quadro, MUDANÇAS e no outro PERMANÊNCIAS.

Explique que você quer que eles te auxiliem a identificar as mudanças que ocorreram na sociedade ao longo dos tempos, assim como as permanências, ou seja, as coisas que não mudaram.

  • Exemplos de mudanças: ferramentas, utilização de roupas tanto em tempos frios quanto quentes, acesso a tecnologias informatizadas, etc.
  • Exemplos de permanências: ainda existem grupos nômades, continuamos a viver em grupos (família), utilização do fogo para se alimentar, etc.

Estimule ao máximo que os estudantes apontem as mudanças e as permanências.

Por fim, peça que eles façam um desenho em que contenha as mudanças e as permanências em um mesmo ambiente.

Caso haja muita dúvida, dê o exemplo de toda a família reunida (grupo humano: permanência) assistindo televisão (uma nova tecnologia: mudança).

Boa aula!

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.