Plano de aula – Aula prática – Água, solo e os seres vivos – Ensino Fundamental 1

Nessa aula os alunos aprenderão sobre a importância do equilíbrio entre fatores bióticos e abióticos.

O equilíbrio entre fatores bióticos, como os seres vivos, e abióticos, como a água e o solo, são fundamentais para a sobrevivência dos ecossistemas.

Os seres vivos dependem da água para manter suas funções vitais e do solo fértil, sem erosões, para obter alimentos e abrigo.

Nesse plano de aula os alunos aprenderão sobre a importância da água e do solo para que os seres vivos possam viver em um ambiente.

Você pode salvar esse plano de aula sobre a água, solo e os seres vivos em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula prática – Água, solo e seres vivos

TEMA: Seres vivos e fatores abióticos

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas (em semanas diferentes)

OBJETIVOS:

  • Compreender a importância da água para os seres vivos.
  • Entender que o solo está diretamente relacionado à qualidade da água.
  • Perceber a importância das plantas para a manutenção do solo e da água potável, garantindo alimentos aos seres vivos.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • 6 garrafas PET de 2 litros transparentes;
  • Fita silver tape ou cola quente;
  • Superfície plana: mesa ou tábua de madeira compensada;
  • Sementes de alpiste — lembre-se de colocar de molho um dia antes da aula para facilitar a germinação.
  • Folhas, galhos, raízes, cascas de árvores mortas e secas;
  • Água.

DESENVOLVIMENTO:

1ª aula

Comece a aula explicando o que são fatores bióticos e abióticos. Caracterize a relação entre eles.

Preparem o experimento.

  1. Corte as laterais das 3 garrafas PET em sentido longitudinal e cole-as em uma superfície plana com fita silver tape ou cola quente. A parte cortada fica para cima e as bocas das garrafas ficam para fora da superfície plana.
  2. Coloque 2 cm de terra em cada garrafa, aperte para que fiquem levemente compactadas.
  3. Corte o fundo das outras 3 garrafas PET e faça furos nas laterais para amarrar um cordão, como se fosse uma cestinha. Pendure cada cesta na boca de uma garrafa com terra. Elas irão captar a água cairá durante a execução do experimento.
  4. Em uma garrafa plante o alpiste que ficou de molho na noite anterior em toda a superfície. Essa é uma planta de rápido crescimento, em uma semana já será possível ver as mudas. Coloque as sementes e cubra com um pouquinho de terra. Regue sempre que a terra estiver seca. Lembre-se de expor à luz solar para que as sementes germinem.
  5. Na outra garrafa, coloque resíduos vegetais como folhas, cascas, raízes e galhos secos.
  6. Na terceira garrafa, não faça nada, deixe apenas a terra.
  7. Regue todas elas com um pouquinho de água.

2ª aula

Essa segunda aula deve ser realizada na semana seguinte, para dar tempo das sementes de alpiste germinarem e cobrirem toda a superfície da garrafa PET.

Primeiro observe como está cada superfície das garrafas. Uma estará úmida e com uma cobertura vegetal das plantas de alpiste. A outra estará com a terra semiúmida, com a cobertura seca. E a garrafa que só possui terra estará totalmente seca.

Agora, coloque a mesma quantidade de água em cada uma das garrafas e observe o que ocorre, peça para que os alunos anotem. Não se esqueça de verificar se as cestinhas estão na boca das garrafas para captar a água.

Os resultados esperados são:

  • Garrafa com alpiste: água sairá praticamente limpa.
  • Garrafa com cobertura vegetal seca: água sairá turva.
  • Garrafa sem nenhuma cobertura: água sairá completamente suja.
Experimento de aula prática sobre água, solo e seres vivos. Imagem retirada de: Subprojeto de biologia das Faculdades Integradas de Fernandópolis disponível em: http://www.fef.br/upload_arquivos/geral/arq_5aba3c3cbd47f.pdf (acessado em 13/08/2020).
Experimento de aula prática sobre água, solo e seres vivos. Imagem retirada de: Subprojeto de biologia das Faculdades Integradas de Fernandópolis disponível em: http://www.fef.br/upload_arquivos/geral/arq_5aba3c3cbd47f.pdf (acessado em 13/08/2020).

Converse com os alunos sobre o resultado e sobre a importância da água, de um solo protegido pelas plantas e o que isso implica na vida dos seres vivos.

Falem sobre a garantia de água limpa, sobre a proteção do solo para realizar o plantio de espécies que sirvam de alimento para seres vivos.

Além disso, observem que, sem nenhum tipo de cobertura, o solo fica ressecado e pode passar por processos de erosão.

AVALIAÇÃO:

A avaliação pode ser feita através da participação dos alunos durante a experiência e, principalmente, durante a conclusão do experimento.

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