Plano de aula – Aula prática – Água, solo e os seres vivos – Ensino Fundamental 1
Nessa aula os alunos aprenderão sobre a importância do equilíbrio entre fatores bióticos e abióticos.
O equilíbrio entre fatores bióticos, como os seres vivos, e abióticos, como a água e o solo, são fundamentais para a sobrevivência dos ecossistemas.
Os seres vivos dependem da água para manter suas funções vitais e do solo fértil, sem erosões, para obter alimentos e abrigo.
Nesse plano de aula os alunos aprenderão sobre a importância da água e do solo para que os seres vivos possam viver em um ambiente.
Você pode salvar esse plano de aula sobre a água, solo e os seres vivos em PDF no final do post. Aproveite!
Plano de aula prática – Água, solo e seres vivos
TEMA: Seres vivos e fatores abióticos
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas (em semanas diferentes)
OBJETIVOS:
- Compreender a importância da água para os seres vivos.
- Entender que o solo está diretamente relacionado à qualidade da água.
- Perceber a importância das plantas para a manutenção do solo e da água potável, garantindo alimentos aos seres vivos.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- 6 garrafas PET de 2 litros transparentes;
- Fita silver tape ou cola quente;
- Superfície plana: mesa ou tábua de madeira compensada;
- Sementes de alpiste — lembre-se de colocar de molho um dia antes da aula para facilitar a germinação.
- Folhas, galhos, raízes, cascas de árvores mortas e secas;
- Água.
DESENVOLVIMENTO:
1ª aula
Comece a aula explicando o que são fatores bióticos e abióticos. Caracterize a relação entre eles.
Preparem o experimento.
- Corte as laterais das 3 garrafas PET em sentido longitudinal e cole-as em uma superfície plana com fita silver tape ou cola quente. A parte cortada fica para cima e as bocas das garrafas ficam para fora da superfície plana.
- Coloque 2 cm de terra em cada garrafa, aperte para que fiquem levemente compactadas.
- Corte o fundo das outras 3 garrafas PET e faça furos nas laterais para amarrar um cordão, como se fosse uma cestinha. Pendure cada cesta na boca de uma garrafa com terra. Elas irão captar a água cairá durante a execução do experimento.
- Em uma garrafa plante o alpiste que ficou de molho na noite anterior em toda a superfície. Essa é uma planta de rápido crescimento, em uma semana já será possível ver as mudas. Coloque as sementes e cubra com um pouquinho de terra. Regue sempre que a terra estiver seca. Lembre-se de expor à luz solar para que as sementes germinem.
- Na outra garrafa, coloque resíduos vegetais como folhas, cascas, raízes e galhos secos.
- Na terceira garrafa, não faça nada, deixe apenas a terra.
- Regue todas elas com um pouquinho de água.
2ª aula
Essa segunda aula deve ser realizada na semana seguinte, para dar tempo das sementes de alpiste germinarem e cobrirem toda a superfície da garrafa PET.
Primeiro observe como está cada superfície das garrafas. Uma estará úmida e com uma cobertura vegetal das plantas de alpiste. A outra estará com a terra semiúmida, com a cobertura seca. E a garrafa que só possui terra estará totalmente seca.
Agora, coloque a mesma quantidade de água em cada uma das garrafas e observe o que ocorre, peça para que os alunos anotem. Não se esqueça de verificar se as cestinhas estão na boca das garrafas para captar a água.
Os resultados esperados são:
- Garrafa com alpiste: água sairá praticamente limpa.
- Garrafa com cobertura vegetal seca: água sairá turva.
- Garrafa sem nenhuma cobertura: água sairá completamente suja.
Converse com os alunos sobre o resultado e sobre a importância da água, de um solo protegido pelas plantas e o que isso implica na vida dos seres vivos.
Falem sobre a garantia de água limpa, sobre a proteção do solo para realizar o plantio de espécies que sirvam de alimento para seres vivos.
Além disso, observem que, sem nenhum tipo de cobertura, o solo fica ressecado e pode passar por processos de erosão.
AVALIAÇÃO:
A avaliação pode ser feita através da participação dos alunos durante a experiência e, principalmente, durante a conclusão do experimento.
Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!
Veja também:
- Plano de aula – Aula prática – Estruturas reprodutivas da flor – 7º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Aula prática – Importância das flores para o meio ambiente – 7º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Como é coberto o corpo dos animais? – 3º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.