Plano de aula – Aula prática – Importância das flores para o meio ambiente – 7º ano do Ensino Fundamental
Plano de aula que aborda os diferentes tipos de flores, relacionando-os com os polinizadores.
As flores são órgãos exclusivos das angiospermas e responsáveis pela reprodução sexuada desse grupo de plantas. Geralmente, as flores possuem cores, aromas e morfologias diferentes para atrair seus polinizadores.
Os polinizadores são importantes para o processo reprodutivo, eles quem carregam os grãos de pólen que fertilizam as flores, garantem a variabilidade genética e dão origem aos frutos.
Nessa aula, os alunos entenderão a importância das flores para a produção de frutos e, consequentemente, de alimentos.
Você pode salvar esse plano de aula sobre importância das flores para o meio ambiente em PDF no final do post. Aproveite!
Plano de aula prática – Importância das flores para o meio ambiente
TEMA: Importância das flores para o meio ambiente.
TEMPO SUGERIDO: 1 aula
OBJETIVOS:
- Compreender o papel das flores na reprodução das plantas.
- Conhecer a flor como um órgão das plantas angiospermas.
- Entender a importância da variedade morfológica que atraem os polinizadores.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Flores de diferentes morfologias.
- Vídeos de polinização.
- Internet para pesquisa.
DESENVOLVIMENTO:
Para que essa aula seja melhor executada, é necessário que os alunos já tenham estudado os grupos de plantas e conheçam as angiospermas.
Primeiramente, relembre que as flores são órgãos exclusivos das angiospermas e pergunte aos alunos para que serve uma flor. As respostas deverão ser guiadas até que eles cheguem à conclusão que as flores são os órgãos reprodutivos das angiospermas.
Mostre aos alunos vídeos de polinização das flores. Veja sugestão abaixo:
Explique o conceito de antese aos alunos para que compreendam que o horário de abertura da flor também se relaciona ao hábito de vida do polinizador.
Forme grupos e distribua as flores entre eles. Peça para que analisem cada uma e depois pergunte por que elas possuem cores, tamanhos e formatos diferentes.
Oriente-os para que tentem relacionar cada flor ao seu polinizador e pesquisem as cores que os animais enxergam no espectro de luz deles.
Em seguida, peça para que os alunos façam uma lista no caderno contendo a flor, a cor das pétalas, horário de antese, tipo de polinizador de cada uma e que relacionem as flores com a visita dos polinizadores e a produção de frutos – muitos servem de alimento para os humanos.
AVALIAÇÃO:
Ao final dessa aula os alunos devem ser capazes de reconhecer que cada flor possui adaptações para atrair o seu polinizador.
Eles também deverão estar cientes da importância dos polinizadores para a produção da maioria dos alimentos que consumimos.
Clique aqui para salvar esse plano de aula prática em PDF!
Veja também:
- Plano de aula prática – Metamorfose da borboleta
- Plano de aula – Aula Prática – Morfologia de caule
- Plano de aula – Aula prática – Morfologia de raízes
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.