Plano de aula – Aula prática – Importância das flores para o meio ambiente – 7º ano do Ensino Fundamental

Plano de aula que aborda os diferentes tipos de flores, relacionando-os com os polinizadores.

As flores são órgãos exclusivos das angiospermas e responsáveis pela reprodução sexuada desse grupo de plantas. Geralmente, as flores possuem cores, aromas e morfologias diferentes para atrair seus polinizadores.

Os polinizadores são importantes para o processo reprodutivo, eles quem carregam os grãos de pólen que fertilizam as flores, garantem a variabilidade genética e dão origem aos frutos.

Nessa aula, os alunos entenderão a importância das flores para a produção de frutos e, consequentemente, de alimentos.

Você pode salvar esse plano de aula sobre importância das flores para o meio ambiente em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula prática – Importância das flores para o meio ambiente

TEMA: Importância das flores para o meio ambiente.

TEMPO SUGERIDO: 1 aula

OBJETIVOS:

  • Compreender o papel das flores na reprodução das plantas.
  • Conhecer a flor como um órgão das plantas angiospermas.
  • Entender a importância da variedade morfológica que atraem os polinizadores.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Flores de diferentes morfologias.
  • Vídeos de polinização.
  • Internet para pesquisa.

DESENVOLVIMENTO:

Para que essa aula seja melhor executada, é necessário que os alunos já tenham estudado os grupos de plantas e conheçam as angiospermas.

Primeiramente, relembre que as flores são órgãos exclusivos das angiospermas e pergunte aos alunos para que serve uma flor. As respostas deverão ser guiadas até que eles cheguem à conclusão que as flores são os órgãos reprodutivos das angiospermas.

Mostre aos alunos vídeos de polinização das flores. Veja sugestão abaixo:

Explique o conceito de antese aos alunos para que compreendam que o horário de abertura da flor também se relaciona ao hábito de vida do polinizador.

Forme grupos e distribua as flores entre eles. Peça para que analisem cada uma e depois pergunte por que elas possuem cores, tamanhos e formatos diferentes.

Oriente-os para que tentem relacionar cada flor ao seu polinizador e pesquisem as cores que os animais enxergam no espectro de luz deles.

Em seguida, peça para que os alunos façam uma lista no caderno contendo a flor, a cor das pétalas, horário de antese, tipo de polinizador de cada uma e que relacionem as flores com a visita dos polinizadores e a produção de frutos – muitos servem de alimento para os humanos.

AVALIAÇÃO:

Ao final dessa aula os alunos devem ser capazes de reconhecer que cada flor possui adaptações para atrair o seu polinizador.

Eles também deverão estar cientes da importância dos polinizadores para a produção da maioria dos alimentos que consumimos.

Clique aqui para salvar esse plano de aula prática em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.