Plano de aula – Recicláveis e não recicláveis – 1º ano do Ensino Fundamental

Nem tudo que vai para a lixeira é realmente lixo. Vamos aprender a reciclar?

reciclagem é a transformação de um resíduo que seria descartado, de modo que ele seja reaproveitado e a produção de lixo no planeta Terra seja diminuída.

Orientações gerais para o professor(a): lembre-se que qualquer aula sobre reciclagem de lixo demanda uma mudança de atitudes dos seus alunos, o que pode impactar tanto nas relações deles com a família, quanto com a escola e os colegas.

Por isso, antes de aplicar essa aula, tenha o apoio da direção e coordenação da sua escola, assim você evita que suas ações sejam revogadas e que o investimento de tempo e recursos sejam em vão. Fazendo dessa forma, quem sabe uma aula não vira um projeto para sua escola?

Plano de aula – Recicláveis e não recicláveis

TEMA: Recicláveis e não recicláveis

TEMPO SUGERIDO:

Esse plano de aula foi pensado para ser aplicado em duas aulas de 45-50 min e que sejam em dias diferentes.

OBJETIVOS:

  • Perceber a quantidade de lixo que produzimos ao longo de um dia;
  • Conhecer os tipos de lixo;
  • Produzir cestos de lixo reciclável para a sala de aula;
  • Aprender a separar o lixo da sala de aula;
  • Destinar o material para reciclagem.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Quadro;
  • Giz/Pincel;
  • 6 Caixas de papelão (observe o tamanho da sua sala de aula, as caixas precisam caber num cantinho sem ocupar muito espaço de circulação);
  • Tinta guache branca, azul, amarela, vermelha, verde, marrom e cinza;
  • Acordo com uma cooperativa de coleta seletiva para que eles busquem o material na escola ou uma que você possa levar.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Nos primeiros 20 minutos:

  1. Introduza o assunto questionando seus alunos se tudo o que jogamos no lixo é realmente lixo.
  2. Dê para os alunos um exemplo de um lanche em algum fast food ou lanchonete que crianças gostem na sua cidade, destaque a quantidade de lixo gerada em apenas uma refeição.
  3. Anote no quadro a lista de lixo desse lanche, vocês devem construir juntos essa lista.
  4. Converse sobre a quantidade de lixo gerada em um dia completo, sobre qual o destino desse lixo e como isso impacta o meio ambiente.
  5. Pergunte se eles sabem o que é reciclagem e se algum aluno recicla o lixo na sua casa, escute todas as respostas.
  6. Explique o que é reciclagem e como fazer. Fale também sobre os tipos de lixo que existem: reciclável, não reciclável e orgânico.

Nos 25 minutos restantes:

  1. Proponha que vocês separem o lixo produzido na sala de aula por dois dias ou até a próxima aula.
  2. Mostre como é a separação em cores das lixeiras, você pode mostrar numa foto impressão ou projetada com data show.
  3. Proponha que os alunos decorem as caixas de acordo com as cores, use a tinta branca para escrever o que cada cor representa.
  4. Distribua pela sala as caixas.
Plano de aula - Cores das lixeiras para a reciclagem
Plano de aula – Cores das lixeiras para a reciclagem

Aula 2

Nos primeiros 30 minutos:

  1. Pergunte aos alunos como foi para eles pensar no lixo que produziram durantes esses dias.
  2. Se houveram dificuldades, escreva-as no quadro.
  3. Pergunte se alguém tem soluções para as dificuldades apresentadas, ajude-os a encontrar.
  4. Confira com os alunos a quantidade de lixo produzido nesse período (leve luvas se necessário).
  5. Converse sobre a quantidade de lixo produzido no curto espaço de tempo que eles ficam na escola e como fazer para reduzir o lixo que produzem.
  6. Entregue o lixo reciclável produzido para a cooperativa, explicando que os cooperativistas vendem aquele lixo para grandes empresas, sendo esse, muitas vezes, o sustento daquela família. Assim você estará ensinando aos alunos que a reciclagem, além de contribuir para o meio ambiente, ainda pode gerar solidariedade.
  7. Explique que o lixo orgânico pode ir para uma composteira e retornar ao ambiente como adubo.
  8. Proponha que eles levem a coleta seletiva para todos os ambientes que frequentam.

AVALIAÇÃO:

Deve acontecer nos 15 minutos finais da Aula 2.

Peça para que os alunos escrevam e te entreguem qual a importância de reciclar e o que eles aprenderam sobre separar o lixo.

Clique aqui para baixar esse plano de aula em PDF.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.