Plano de aula – Respiração dos animais – 3º ano do ensino fundamental

Plano de aula para que os alunos conheçam os sistemas respiratórios dos animais!

0

O sistema respiratório é o responsável pelas trocas gasosas entre o corpo do animal e o meio externo. Essas trocas gasosas podem ser através de brânquias, da pele ou dos pulmões.

Os animais que respiram através de branquias geralmente são aquáticos, esse tipo de respiração é chamada branquial.

Os animais que respiram através da pele são os anfíbios, essa respiração é chamada de cutânea.

Já os animais que fazem trocas gasosas através dos pulmões, como nós, humanos, possuem respiração pulmonar.

Preparamos um plano de aula sobre os tipos de respiração dos animais para que você possa aplicar em turmas de alunos do 3º ano do ensino fundamental, no entanto, essa aula pode ser facilmente adaptada para outras turmas.

Não deixe de conferir também nossa sugestão de atividade sobre o tema que está anexada, junto ao plano de aula, em PDF no final do texto.

Plano de aula – Respiração dos animais

TEMA: Respiração dos animais

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas

OBJETIVOS:

  • Compreender as diferentes formas de realizar trocas gasosas dos animais.
  • Relacionar o tipo de respiração com o habitat do animal.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Imagens de animais, em cartões ou projetadas com computador e data show.
  • Imagens dos diferentes sistemas respiratórios dos animais.
  • Atividade com sistemas respiratórios para colorir (sugestão anexa ao PDF do plano de aula).

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

  1. Comece a aula questionando os alunos sobre como os peixes respiram. Espera-se que eles respondam que eles respiram dentro da água. Depois pergunte por que os humanos não conseguem respirar normalmente debaixo d’água.
  2. Apresente aos alunos a importância do oxigênio para os animais, levante uma discussão sobre como animais de ambientes diferentes conseguem oxigênio.
  3. Mostre o sistema respiratório dos peixes, explique o uso das brânquias e como eles conseguem oxigênio.
  4. Faça o mesmo com o sistema respiratório dos anfíbios que possuem respiração cutânea.
  5. Mostre o sistema respiratório humano e explique como ele funciona. Detalhe cada órgão e sua função.
  6. Peça que todos fiquem de pé e coloquem uma mão na barriga e a outra abaixo das narinas. Inspirem e expirem juntos, conte em voz alta para cadenciar a respiração de todos em três tempos.

Aula 2

  1. Distribua a atividade com os desenhos sobre os sistemas respiratórios dos animais.
  2. Relembre com eles a diferença dos três sistemas: branquial, epitelial e pulmonar.
  3. Peça que eles pintem e descrevam brevemente como funciona o sistema respiratório humano e descreva os principais órgãos dele.

AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ser realizada com a participação dos alunos na aula 1 e com a correção da atividade da aula 2.

Clique aqui para salvar esse plano de aula e atividade em PDF!

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.