Plano de aula sobre estados físicos da matéria

Com esse plano de aula sobre os estados físicos da matéria, os alunos serão capazes de diferenciar entre um sólido, líquido e gasoso.

TEMA: Estados da matéria

ANO: 2º ano

DURAÇÃO: 50 a 60 minutos

OBJETIVOS:

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Papel em branco;
  • Microondas;
  • Cubos de gelo;
  • Copo com água.

INTRODUÇÃO:

  • Diga aos seus alunos que eles aprenderão sobre os estados da matéria.
  • Pergunte se eles sabem quais são os 3 estados da matéria.
  • Relacione os três estados da matéria no quadro.

DESENVOLVIMENTO:

  • Explique aos seus alunos que um sólido é algo que tem uma forma e ocupa espaço. Peça a seus alunos que apresentem exemplos e escreva-os no quadro. Ofereça exemplos, como cadeiras, livros, estojo.
  • Lembre aos alunos que o líquido é algo que não tem forma, mas ocupa espaço, como água e suco. Peça a seus alunos que apresentem exemplos de líquidos. Liste-os no quadro.
  • Explique aos alunos que o gás não tem forma e não ocupa espaço, como o ar. Diga aos seus alunos que o ar é feito de gases e eles não podem ser vistos.
  • Pergunte aos seus alunos se um sólido pode se transformar em um líquido. Explique que um cubo de gelo pode se transformar em um líquido com calor. Coloque um cubo de gelo em água morna e peça aos alunos que o observem por 5 minutos. Mostre aos seus alunos como o gelo está começando a derreter.
  • Pergunte aos seus alunos se um líquido pode se transformar em um gás. Coloque um copo de água no microondas. Regule o microondas para 3 minutos. Retire a taça e mostre aos alunos que as bolhas formadas no topo da água consistem em gás.

PRÁTICA GUIADA:

  • Peça a seus alunos que façam três colunas, cada uma para um estado da matéria diferente (sólido, líquido e gasoso).
  • Oriente os alunos a fazer desenhos para cada estado da matéria e que seja desenhado na coluna correta.

FECHAMENTO:

  • Instrua seus alunos a pesquisar o que aconteceria com o corpo deles sem líquidos. Oriente seus alunos a descobrir os diferentes gases que compõem o ar e suas funções.
  • Peça a seus alunos que pesquisem e expliquem duas coisas que aconteceriam com a Terra, caso ela não fosse sólida.

AVALIAÇÃO:

  • Peça a seus alunos que deem um exemplo de quando um sólido pode se transformar em líquido.
  • Peça-lhes que expliquem quando um líquido pode se transformar em gás.
  • Instrua-os a anotar as respostas em uma folha de papel.

Conteúdos Relacionados:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.