Plano de Aula sobre queimadas – Meio Ambiente

0

TEMA: Projeto contra queimadas urbanas

JUSTIFICATIVA:

A justificativa se encontra na grande quantidade de queimadas de lixo e lotes baldios percebidos na cidade, que ocasionou desconforto respiratório e ocular em muitos alunos.

Diversas regiões são conhecidas pelos altos índices de queimada, e a cada ano esse quadro vem se agravando. Em um esforço conjunto o projeto deve ser formatado e desenvolvido na escola com auxilio de diversos professores, a participação dos alunos é um diferencial.

OBJETIVOS:

  • Desenvolver consciência ambiental;
  • Perceber os prejuízos que as queimada trazem para a saúde;
  • Diminuir as queimadas domesticas no bairro;
  • Formar multiplicadores da preservação ambiental;
  • Trabalhar conteúdos científicos e correlaciona-los ao projeto;
  • Eliminar as queimadas realizadas no espaço escolar;
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa sobre o tema.

DESENVOLVIMENTO:

O projeto foi pensado como uma ação permanente em que palestras, oficinas, rodas de conversa, vídeos educativos, produção de material educativo (panfletos), estudos de musicas, filmes ecológicos, documentários, gravações de depoimentos de alunos e professores, sejam alguns dos instrumentos para realização do projeto.

Para que um projeto seja eficiente, deve-se obter uma construção coletiva entre alunos, professores e a comunidade, sendo assim, as imagens que serão utilizadas nas gravações, serão enviadas pelos alunos às suas famílias.

AVALIAÇÃO:

O projeto proposto busca muito mais do que gerar registros escritos, busca construir para uma consciência coletiva em relação ao tema. A avaliação das ações se dará pelo interesse e envolvimento dos educandos, observação dos conceitos apreendidos e interesse pela diminuição das queimadas.

Vamos pensar globalmente e agir localmente. Cuidando de onde vivemos e preservando o planeta que compartilhamos.

Adriana Lucia da Silva
Pedagoga, especialista em Educação Infantil e Educação Especial

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.