Plano de aula sobre a água – Fundamental

Através desse modelo de plano de aula sobre a importância da água no dia a dia, os alunos vão conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água.

0

TEMA: Água no dia a dia e seu consumo inteligente

ANO: 1º ao 5º

DURAÇÃO: Duas aulas

CONTEÚDO:

  • Uso e consumo da água
  • Escassez de água doce no planeta
  • Uso sustentável da água

OBJETIVOS:

  • Identificar os diferentes usos da água no nosso cotidiano;
  • Conscientizar as crianças, sobre a escassez de água potável no planeta e a importância de ações imediatas para reverter essa situação tão preocupante;
  • Esclarecer os alunos quanto ao uso sustentável e inteligente da água e outros recursos naturais finitos.

METODOLOGIA:

1º etapa:

O Planeta Terra é conhecido como “planeta azul” justamente pela grande quantidade de água que ele possui. Cerca de 70% de sua superfície é coberta por água em estado líquido. Apesar disso, ela é um recurso natural que pode chegar ao fim, principalmente a parte apropriada para o consumo humano.

Deste total, mais de 95% pertence aos oceanos, ou seja, é água salgada, portanto, imprópria para o nosso consumo. Esta parte, que é chamada “água doce” significa apenas 2,6%, sendo que o número encontrado no estado líquido é menor ainda, aproximadamente 1,8%.

A água doce está disponível na Terra de diversas maneiras, mas principalmente em rios, lagoas, lagos, no lençol freático, geleiras, nas gotículas suspensas no ar e também armazenada nos seres vivos.

Justamente por ser um recursos findável, e essencial à manutenção da vida na Terra, é que ela precisa ser preservada. Por vivermos em um país privilegiado na disponibilidade de água, muitas vezes a necessidade de preservá-la acaba sendo deixada de lado.

E aí entram os principais fatores que podem levar à sua falta: desperdício, consumo desenfreado e poluição das fontes de água potáveis, como os rios e lagos. Evitar essas práticas é o primeiro passo no sentido de tratar o uso da água de maneira consciente.

Indagar: Onde a água potável é encontrada na natureza, como ela chega até a nossa casa, como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso dia a dia e que medidas simples podemos adotar para diminuir o consumo.

Roteiro para desenvolvimento: Fazer uma roda de conversa sobre o assunto, Esclarecer, usando linguagem bastante simples, informações sobre a escassez de água potável no planeta e a importância de ações imediatas para reverter essa situação tão preocupante. O que podemos fazer?

Primeiro, peça para que todos façam uma lista sobre atividades cotidianas que fazem uso da água. Em seguida, peça para deixar 4 linhas após cada tópico e, logo após, escrever sobre o que fazer para diminuir o consumo de água em cada atividade, evitando o desperdício de água.

Pedir para cada aluno trazer na próxima aula uma ilustração feita por eles mesmos. Estimule o uso da criatividade das crianças, e sugira que façam desenhos, colagens, pinturas ou recortes, com uma mensagem sobre como evitar o desperdício de água. Depois, cole-as em um mural visível para toda a escola.

2º Etapa:

As turmas podem iniciar esta aula assistindo a um filme que fala sobre a importância da água, entre alguns dos recomendados estão:

  • Wall-e (1h e 38min)
  • Rango (1h e 51min)
  • Erin Brockovich – uma mulher de talento (2h e 12min)
  • Acquaria (1h e 43min)

Ao final da aula, deve-se debater sobre o filme e a mensagem que o mesmo trouxe sobre o tema.

AVALIAÇÃO:

Considere o desempenho do aluno pela participação nas aulas e na produção do cartaz realizado na primeira etapa. Se necessário, promova mais alguma atividade individual para avaliar cada aluno.

Para as séries que possuem maior desenvolvimento na escrita, uma boa sugestão é a redação de um texto simples, em poucas linhas, tratando da importância do uso consciente da água e o que eles aprenderam sobre o tema nas aulas. Os textos podem ser expostos junto das ilustrações.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.