Plano de aula sobre consumo sustentável da água – Ensino fundamental

Através desse modelo de plano de aula sobre a importância da água no dia a dia, os alunos podem se conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água.

0

O planeta Terra é conhecido como “planeta azul” justamente pela grande quantidade de água que ele possui.

Cerca de 70% de sua superfície é coberta por água em estado líquido. Apesar disso, ela é um recurso natural que pode chegar ao fim, principalmente a parte apropriada para o consumo humano.

Deste total, mais de 95% pertence aos oceanos, ou seja, é água salgada, portanto, imprópria para o nosso consumo. A parte chamada de “água doce” significa apenas 2,6%, o número encontrado no estado líquido é menor ainda, aproximadamente 1,8%.

Confira nosso plano de aula sobre água para o ensino fundamental e veja nossas sugestões de como debater o assunto em sala de aula.

Plano de aula – Consumo sustentável da água

TEMA: Água no dia a dia e seu consumo inteligente

ANO SUGERIDO: Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

DURAÇÃO: Quatro aulas de aproximadamente 45 minutos cada.

OBJETIVOS:

  • Identificar os diferentes usos da água no nosso cotidiano;
  • Debater sobre a escassez de água doce no planeta;
  • Conscientizar as crianças sobre a escassez de água potável e a importância de ações imediatas para reverter essa situação tão preocupante;
  • Explicar para os alunos como fazer um uso sustentável e inteligente da água e outros recursos naturais finitos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Papel cartolina para confecção de cartazes;
  • Pincel marcador para escrever nos cartazes;
  • TV ou projetor, tela e caixa de som para exibição de filme.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Faça uma roda de conversa sobre o assunto, esclarecer questionamentos usando uma linguagem bastante simples.

Primeiramente, indague os alunos onde a água potável é encontrada na natureza. Explique que a água doce está disponível na Terra de diversas maneiras, mas principalmente em rios, lagoas, lagos, no lençol freático, geleiras, nas gotículas suspensas no ar e também armazenada nos seres vivos.

Peça para que os alunos exemplifiquem como a água chega até a nossa casa, como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso dia a dia, e que medidas simples podemos adotar para diminuir o seu consumo excessivo.

Justamente por ser um recurso findável e essencial à manutenção da vida na Terra, precisamos aprender e ensinar a preservá-la. Demonstre que, por vivermos em um país privilegiado na disponibilidade de água, muitas vezes essa responsabilidade acaba sendo deixada de lado.

Então, chega o momento de listar no cartaz, em tópicos, atividades cotidianas nas quais fazemos o uso da água. Considere com os alunos os principais fatores que podem levar a falta desse recurso: desperdício, consumo desenfreado, poluição das fontes de água potáveis, etc.

Em seguida, peça para os alunos deixarem um espaço após cada tópico listado para, logo abaixo, escrever sobre o que pode ser feito para diminuir o consumo excessivo de água em cada atividade. Deixe claro que evitar ou repensar essas práticas é o primeiro passo no sentido de tratar o uso da água de maneira consciente.

Peça para cada aluno trazer na próxima aula uma ilustração feita por eles mesmos. Estimule o uso da criatividade das crianças e sugira que façam desenhos, colagens, pinturas ou recortes, com uma mensagem sobre como evitar o desperdício de água. Depois, cole-as junto aos cartazes em um mural visível para toda a escola.

Aula 2, 3 e 4

As turmas podem iniciar esta aula assistindo a um filme que fala sobre a importância da água. Veja abaixo algumas das nossas recomendações:

  • Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000 – 2h12min)
  • Rango (2011 – 1h51min)
  • Acquaria (2013 – 1h43min)
  • A Lei da Água – Novo Código Florestal (2015 – 1h18m)
  • Wall-e (2018 – 1h43min)

Reserve os 15 minutos finais de cada aula para debater sobre o filme e a mensagem que o mesmo trouxe sobre o tema. Aproveite para explorar também exemplos de outros recursos naturais finitos.

AVALIAÇÃO:

Considere o desempenho do aluno pela participação nas aulas e na produção do cartaz realizado na primeira aula. Se necessário, promova mais alguma atividade individual para avaliar cada aluno.

Para as séries que possuem maior desenvolvimento na escrita, uma boa sugestão é a redação de um texto simples, em poucas linhas, tratando da importância do uso consciente da água e o que eles aprenderam sobre o tema nas aulas. Veja se os alunos permitem que os textos sejam expostos com as ilustrações e cartazes.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.