Plano de aula sobre o Dia do Circo

O circo está chegando à sala de aula! Este plano de aula está repleto de ideias sobre a temática. Confira!

0

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março, em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, o popular Piolim.

Uma importante expressão cultural, acredita-se que as artes circenses já estavam presentes na Antiguidade. No Brasil, o circo chegou quando os portugueses que vieram colonizar o território.

A princípio, o circo era uma tradição da cultura popular, passado de geração em geração. Depois, ele foi assumindo outras características, até chegar no circo como o conhecemos hoje.

O circo contemporâneo ensina as técnicas nas escolas e dispões de alta tecnologia, um exemplo muito conhecido é o Cirque du Soleil.

De qualquer modo, o espetáculo arranca sorrisos e gargalhadas de todos que vão assistir às apresentações no picadeiro.

Aproveite o plano de aula sobre o Dia do Circo para levar a temática para a sala de aula e manter viva a memória cultural de um povo.

Plano de Aula – Dia do Circo

TEMA: Dia do Circo

ANO: Pré-escola

OBJETIVOS:

  • Muitos alunos amam os animais, palhaços e acrobacias do circo. Este plano de aula sobre o circo é ideal para ensinar sobre o tema aos alunos da pré-escola.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Recortes de fotos relacionadas ao circo
  • Pipoca
  • Sacos de pipoca
  • Anéis ou bolas
  • Balões e fitas coloridas

DESENVOLVIMENTO:

Primeiramente, faça as seguintes perguntas aos alunos:

  1. Você já foi a um circo?
  2. Você já viu um palhaço?
  3. O que você viu no circo?

Trabalhe a Matemática com as seguintes atividades:

  • Combinação: Com auxílio de uma tesoura sem ponta, adequada para a idade dos pequenos, peça para recortarem, cada um, duas imagens variadas referentes ao que podemos encontrar no circo (palhaços, leões, elefantes, etc.). Coloque todos os recortes em uma tigela ou um chapéu de palhaço, e deixe as crianças combiná-los. Em seguida, peça para que classifiquem da maneira que acharem melhor (animais/não animais, por cores, etc.).
  • Jogo da memória: Imprima da Internet fotos duplicadas de itens relacionados ao circo, como animais, palhaços, carros, carroças, e cole-as em pequenos cartões. Auxilie as crianças a brincar com o jogo da memória de circo.

Trabalhe Ciências com as seguintes atividades:

  • Observando o ar dentro dos balões: Esta é uma atividade para ensinar as crianças sobre o ar de forma simples. Primeiro, avise os alunos que irá explodir um dos balões. Depois, retire o ar de outro balão de forma que os alunos possam ver o ar saindo lentamente: deixe o ar soprar em um pedaço de papel ou no cabelo das crianças. Além disso, você pode mostrar que, ao esticar o balão, o ar pode fazer barulho ao escapar.

Trabalhe Artes com as seguintes atividades:

  • Hora de brincar: Transforme uma caixa ou uma mesa em uma bilheteria. Coloque fitas no chão para as crianças se equilibrarem. Não se esqueça de fornecer cadeiras extras para o “público”.
  • Jogos de arremesso: Deixe as crianças jogarem um jogo de arremesso de anel. Eles são muito baratos em lojas de brinquedos, ou você pode fazer um com pulseiras ou cordas. Peça às crianças que atiram os anéis (ou bolas) em um balde. Bolas vermelhas ou anéis em um balde vermelho, azul em azul, etc.
  • Atividades para colorir: Você pode clicar no link para imprimir alguns modelos de atividades para os alunos colorirem em sala. Confira alguns modelos: modelo 1, modelo 2 e modelo 3.

Para encerrar a festividade:

  • Faça a hora do lanche! Distribua pipocas em saquinhos decorados.
Distribua pipocas para seus alunos
Pipocas em saquinhos personalizados com a temática: circo.

AVALIAÇÃO:

Avalie a interação com os colegas e a dedicação de cada aluno em cada atividade.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.