Plano de aula – Aula prática – Morfologia de raízes
Fixação de conteúdo da aula sobre raízes!
As raízes são os principais órgãos de fixação das plantas. Além disso, estão entre suas principais funções a absorção e reserva de nutrientes.
A grande maioria das raízes é subterrânea, mas podem ser também aéreas, sugadoras ou fixadoras e ter formas e funções bem diversificadas.
Com este plano de aula prática sobre morfologia das raízes, os alunos do ensino médio poderão compreender as diferenças entre cada tipo de raiz e relacioná-las com sua origem e função.
Plano de aula prática – Morfologia de raízes
TEMA: Morfologia de raízes
TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 45 a 50 minutos
OBJETIVOS:
- Reconhecer os diferentes tipos de raízes;
- Classificar as raízes;
- Identificar as funções de cada parte;
- Identificar a origem da raiz.
MATERIAL NECESSÁRIO:
As raízes aqui descritas são apenas sugestões, o professor(a) pode utilizar o material que seja de fácil acesso em sua região.
- Beterraba
- Batata doce
- Cenoura
- Chlorophytum (clorofito)
- Erva-de-passarinho (Struthanthus flexicaulis)
- Hera (Hedera)
- Plântula de milho
- Plântula de feijão
DESENVOLVIMENTO:
Professor(a), divida o material entre os alunos de forma que haja um revezamento de materiais entre os grupos, por exemplo: cada grupo pode ficar com 4 exemplares e quando finalizar as anotações no roteiro, trocar os materiais com o grupo que tenha raízes diferentes.
Dessa forma, se sua sala tiver 4 grupos, por exemplo, você precisará organizar apenas dois conjuntos de materiais.
- Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas;
- Apesar da atividade ser realizada em grupo, cada aluno deve ter seu roteiro individual;
- Faça o primeiro exemplar com seus alunos para exemplificar;
- Oriente para que além de observar eles respondam as questões do roteiro.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da comunicação durante a aula e também da correção dos roteiros.
Roteiro de aula prática – Morfologia de raízes
Colégio: _________________________________________________________________________________
Aluno: _____________________________________________________________ Turma: _____________
Para cada raiz, faça o esboço de um desenho e aponte todas as estruturas que você vê. Depois responda aos questionamentos. (Material = nome da planta/ Tipo: axial ou adventícia/ Função: o que oferece a planta).
(Professor(a), insira quantos materiais forem necessários no roteiro.)
Raiz 1 Raiz 2
Material: Material:
Tipo: Tipo:
Função: Função:
Raiz 3 Raiz 4
Material: Material:
Tipo: Tipo:
Função: Função:
Raiz 5 Raiz 6
Material: Material:
Tipo: Tipo:
Função: Função:
Clique aqui para baixar o plano e o roteiro dessa aula em PDF!
Veja também:
- Plano de aula – Aula prática – Germinação de sementes
- Plano de aula 1º ano – Recicláveis e não recicláveis
- Plano de aula – Aula prática – Classificação de folhas
- Plano de aula – Aula prática – Fototropismo
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.