Plano de aula – Aula prática – Morfologia de raízes

Fixação de conteúdo da aula sobre raízes!

As raízes são os principais órgãos de fixação das plantas. Além disso, estão entre suas principais funções a absorção e reserva de nutrientes.

A grande maioria das raízes é subterrânea, mas podem ser também aéreas, sugadoras ou fixadoras e ter formas e funções bem diversificadas.

Com este plano de aula prática sobre morfologia das raízes, os alunos do ensino médio poderão compreender as diferenças entre cada tipo de raiz e relacioná-las com sua origem e função.

Plano de aula prática – Morfologia de raízes

TEMA: Morfologia de raízes

TEMPO SUGERIDO: 2 aulas de 45 a 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Reconhecer os diferentes tipos de raízes;
  • Classificar as raízes;
  • Identificar as funções de cada parte;
  • Identificar a origem da raiz.

MATERIAL NECESSÁRIO:

As raízes aqui descritas são apenas sugestões, o professor(a) pode utilizar o material que seja de fácil acesso em sua região.

  1. Beterraba
  2. Batata doce
  3. Cenoura
  4. Chlorophytum (clorofito)
  5. Erva-de-passarinho (Struthanthus flexicaulis)
  6. Hera (Hedera)
  7. Plântula de milho
  8. Plântula de feijão

DESENVOLVIMENTO:

Professor(a), divida o material entre os alunos de forma que haja um revezamento de materiais entre os grupos, por exemplo: cada grupo pode ficar com 4 exemplares e quando finalizar as anotações no roteiro, trocar os materiais com o grupo que tenha raízes diferentes.

Dessa forma, se sua sala tiver 4 grupos, por exemplo, você precisará organizar apenas dois conjuntos de materiais.

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas;
  • Apesar da atividade ser realizada em grupo, cada aluno deve ter seu roteiro individual;
  • Faça o primeiro exemplar com seus alunos para exemplificar;
  • Oriente para que além de observar eles respondam as questões do roteiro.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através da comunicação durante a aula e também da correção dos roteiros.

Roteiro de aula prática – Morfologia de raízes

Colégio: _________________________________________________________________________________

Aluno: _____________________________________________________________ Turma: _____________

Para cada raiz, faça o esboço de um desenho e aponte todas as estruturas que você vê. Depois responda aos questionamentos. (Material = nome da planta/ Tipo: axial ou adventícia/ Função: o que oferece a planta).

(Professor(a), insira quantos materiais forem necessários no roteiro.)

Raiz 1                                                                            Raiz 2

Material:                                                                       Material:
Tipo:                                                                              Tipo:
Função:                                                                         Função:

 

Raiz 3                                                                            Raiz 4

Material:                                                                       Material:
Tipo:                                                                              Tipo:
Função:                                                                         Função:

 

Raiz 5                                                                            Raiz 6

Material:                                                                       Material:
Tipo:                                                                              Tipo:
Função:                                                                         Função:

Clique aqui para baixar o plano e o roteiro dessa aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.