Os vulcões são formações geológicas que se iniciam no interior da Terra com temperaturas muito altas, fazendo com que a rocha se apresente fundida, em forma de magma ou lava. Eles possuem uma abertura por onde fazem comunicação com o exterior, para liberação de gases.
Quando um vulcão entra em erupção, a lava em altas temperaturas entra em contato com o exterior e se solidifica formando as rochas vulcânicas.
Plano de aula – Aula prática – Vulcões
TEMA: Vulcões e formação de rochas
TEMPO SUGERIDO:
Esse plano de aula é melhor aplicado em duas aulas de 45-50 minutos.
OBJETIVOS:
- Compreender a origem do vulcão;
- Compreender a formação de novas rochas a partir de vulcões;
- Destacar os danos que a erupção de um vulcão pode trazer à natureza.
MATERIAL NECESSÁRIO:
O material aqui disposto é o necessário para um grupo.
- 1 Frasco
- 1 Bandeja
- Argila suficiente para cobrir o frasco em formato de vulcão
- Bicarbonato de sódio
- Corante vermelho ou marrom
- Vinagre
- Plástico filme
DESENVOLVIMENTO:
Aula 1
Nos primeiros 15 minutos:
- Converse com os alunos sobre as camadas da Terra que vocês já estudaram.
- Relembre como são formados os vulcões.
- Se for possível, mostre a eles vídeos de formações geológicas. Se não, peça para que observem as figuras dos livros e tentem reconhecer as camadas.
No tempo restante:
Construção da experiência
- Convide os alunos a fazer uma maquete de vulcões.
- Divida-os em pelo menos 2 grupos (veja se é suficiente para que todos possam participar ativamente da atividade).
- Coloque o frasco sobre a bandeja.
- Encha até a metade do frasco com bicarbonato de sódio e coloque um pouco de corante.
- Cubra o frasco com argila, modelando-o com formato de um vulcão.
- Cubra apenas a abertura do frasco com um pedaço de plástico filme.
- Espere a argila secar até a próxima aula (deixar na escola).
Aula 2
- Relembre o que vocês fizeram na aula anterior.
- Divida novamente a turma nos grupos e entregue o vulcão de cada um.
- Entregue o vinagre para cada grupo e peça para que coloquem sobre o bicarbonato pela abertura do vulcão.
- Observe a espuma formada, imitando a lava do vulcão.
- Provavelmente, seus alunos ficarão muito animados nesse momento! Se sua escola permitir, essa é a hora de tirar uma foto de cada grupo com seu vulcão, para expor na sala de aula e mostrar aos pais.
AVALIAÇÃO:
Conversar com os alunos sobre o que acontece após a lava eclodir, sobre a formação de novas rochas e sobre os problemas ambientais que podem ser causados.
Clique aqui para baixar esse plano de aula em PDF.
Veja também:
- Plano de aula sobre o meio ambiente – Habitat dos animais
- Plano de aula – Ciclo de vida das plantas
- Plano de aula – Ciclo de vida da borboleta
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.