Plano Real – O Que Foi, Quem Criou, Filme, Resumo

O Plano Real foi uma solução do governo de Itamar Franco para a economia do Brasil. O Plano passou por três frases e também influenciou no que é a economia hoje.

0

O que foi o Plano Real? O Plano Real foi um programa econômico brasileiro com a finalidade de estabilizar a economia e viabilizar uma reforma.

O mesmo teve início em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434. Oficialmente, o Real tornou-se a 10ª moeda brasileira no dia 1º de julho de 1994.

O Plano Real foi uma forma que o governo de Itamar Franco viu de de estabilizar a economia brasileira, que vivia em uma realidade de inflações extremamente altas (de até 2700% em 1993) que já durava pelo menos 30 anos.

Até então, os pacotes econômicos eram marcados por medidas de congelamento de preços.

Esse Plano passou por três fases. Sendo estas:

  • O Programa de Ação Imediata;
  • A criação da URV (Unidade Real de Valor); e
  • Implementação da nova moeda, o Real.

Fases do Plano Real

O Plano Real passou por três fases. A primeira, foi O Programa de Ação Imediata. Essa fase foi uma preparação para o lançamento do Plano Real um ano depois.

Esse programa destacou algumas necessidades, como o corte de gastos públicos, recuperação da receita, controle de gastos no relacionamento com Estado e municípios, ajustes nos bancos estaduais, redefinições nas funções dos Bancos Centrais e privatizações.

A segunda fase, foi a crianção da Unidade Real de Valor (URV), que converteu os salários e benefícios previdenciários. Isso gerou uma neutralidade distributiva.

A terceira fase foi a medida provisória que que implementou o Real, que seria a nova moeda.

Quem criou o Plano Real?

Lançamento do Plano Real
Fernando Henrique Cardoso (Ministro da Fazenda), durante coletiva no Ministério da Fazenda
Gustavo Miranda / Agência O Globo

Existem divergências sobre a criação do Plano Real. Alguns afirmam que a criação foi do ex-presidente Itamar Franco. Este encarregou o seu Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso de acabar com a inflação que persistia na época.

Mas, existem pessoas que atribuem a criação do Plano Real ao próprio Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que com uma equipe de economistas elaborou e implantou o Plano.

O Plano Real fez com que Fernando Henrique Cardoso vencesse as eleições do ano de 1994 e que a partir disso, fosse reeleito.

Filme Real – O Plano por trás da história

O filme “Real – O Plano por trás da história” traz a realidade da época em que foi implantado o Plano Real. Apesar de o longa ser com uma linguagem de economia, não é complicado de se entender. Ele abrange o assunto de uma forma bem didática.

Gustavo Franco, que seria o futuro presidente do Banco Central, é o protagonista da trama. O filme não aprofunda muito em questões técnicas. Isso faz com que prenda a atenção do telespectador. Até mesmo a peça fundamental do Plano Real, a Unidade Real de Valor (URV), é apenas citada sem grandes detalhes.

O Longa abrange Franco como um multifacetado. Ele é apresentado mais como um anti-herói, orgulhoso e com caráter duvidoso em boa parte do filme. Longe de ser um supereconomista.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.