Conheça a planta carnívora que fica escondida no subsolo e agarra diversas presas

Veja como essa planta consegue atacar e conseguir seus nutrientes!

Quando pensamos em plantas e flores, automaticamente associamos a plantas inofensivas, coloridas, que perfumam e alegram o ambiente. Entretanto, na natureza nem tudo é assim, nem mesmo as plantas. Por esse motivo, confira abaixo essa mais nova planta carnívora descoberta por botânicos na Indonésia.

Leia também: Estudo sugere que gatos conseguem memorizar o nome de seus “amigos”

As plantas carnívoras

Essas espécies de plantas são únicas, produzindo um suco digestivo para conseguir extrair nutrientes de suas presas, que em sua maioria são insetos. Contudo, também é possível que elas consumam pequenos repteis, anfíbios e até aves.

Ao contrário do que muita gente pensa, essas plantas também conseguem realizar fotossíntese, entretanto, retiram os nutrientes das presas para complementação de sua nutrição.

Conheça a Nepenthes pudica

Planta carnívora.

Esse é o nome da nova espécie de planta carnívora que chamou a atenção de diversos botânicos que pesquisavam a Ilha de Bornéu, na Indonésia. Nesse sentido, essa planta se apresenta com um formato de jarro, o que é comum em outras plantas carnívoras. Isso porque esses tubos ocos em formato de concha tem uma superfície interna escorregadia, para que qualquer animal que pouse sobre a planta escorregue para seu interior.

Entretanto, no caso da Nepenthes pudica, essa planta estava localizada no subsolo, o que é totalmente incomum para as espécies carnívoras. Dessa forma, seus tubos se escondem embaixo da terra, sendo recoberta por musgo e terra. Olhando da superfície, é quase impossível identificar que há uma planta carnívora no subterrâneo.

Como ela consegue se nutrir?

Os pesquisadores passaram a observar como essa planta, vivendo no subsolo, conseguiria conquistar suas presas.  Desta forma, concluiu-se que as plantas sobrevivem dos insetos que também habitam dentro da terra como besouros, ácaros, formigas, e muitos outros. Assim, enquanto outras plantas necessitam brigar por insetos na superfície, a Nepenthes pudica consegue consumir todos os outros que rastejam e vivem abaixo da terra.

Além disso, devido à altitude e umidade do local, a planta buscou o subsolo como uma forma de sobrevivência, pois lá ela encontra um clima mais estável, uma umidade adequada e presas que mergulham na terra durante o período de seca.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More