Entenda os motivos pelos quais os gatos sobem no colo dos donos

Ao subir no colo dos donos, os gatos podem estar querendo dizer que se sentem confortáveis ao lado do cuidador, dentre outros motivos. Veja quais!

Os gatos são muito conhecidos por adorarem conforto e lugares aconchegantes para se esconder e tirar aquela soneca. Assim, ao subir no colo dos donos, eles encontram o calor vindo das pessoas que mais amam. No entanto, isso também pode significar que eles querem comunicar algo para os seus cuidadores. Quer saber por que gatos sobem no colo? Então, continue a leitura!

Leia Mais: Gatos “amassando pãozinho”: entenda esse costume do seu pet!

Nesse caso, é importante que o dono esteja atento aos sinais para compreender o que está por trás do comportamento espontâneo dos gatinhos. Dessa maneira, quando eles se aproximarem de você, subirem no seu colo e se recusarem a sair, você conseguirá entender do que ele está necessitando. Certamente o seu gato ficará muito agradecido.

Por que gatos sobem no colo?

  • Buscando conhecer o cuidador

Não somos apenas nós que estamos interessados em conhecer os nossos felinos, pois eles também tem o mesmo interesse em relação a nós. Por isso, pode ser que esse comportamento seja uma tentativa do seu gato te entender. Isso acontece porque os gatos compreendem o mundo a sua volta principalmente pelo cheiro. Ou seja, quanto mais perto de você, mais fácil ele vai te identificar, e até mesmo saber se você anda por aí acariciando outro bichano.

  • Um momento de intimidade

Além disso, os gatos gostam de marcar os seus objetos e seres favoritos por meio do contato. É por isso que eles estão sempre se esfregando nas coisas, ou seja, para demarcar território. Logo, quando se aproximam dos donos, eles também podem estar desejando deixar o tutor com o seu cheirinho.

Portanto, esse comportamento pode significar intimidade, semelhante ao momento em que, quando filhotes, os felinos ficavam com as mães, deixando nelas seu cheiro e vice-versa. Inclusive, note que ao subir no seu colo, eles podem começar a ronronar.

  • Lugar de segurança

Por último, podemos dizer que, se o seu gato procura o seu colo com frequência, com certeza ele considera esse um lugar seguro. Isso porque os gatos podem ser muito desconfiados, especialmente com humanos. Entretanto, se ele se permite estar sempre perto do seu cuidador, há uma relação de confiança ali.

Com isso, você pode aproveitar para fidelizar esse momento nesse espaço, o acariciando e tornando toda a experiência um deleite. Fazer com que o gato se sinta cuidado é essencial para uma boa relação entre o humano e o felino.

E então, já sabia por que os gatos sobem no colo? Temos certeza que, a partir de agora, você nunca mais verá essa ação do seu gato da mesma maneira. Então, aproveite para compartilhar essa matéria com aquele seu amigo que também é pai de pet!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More