Posse presidencial no Brasil
Confira como ocorre a cerimônia que oficializa a posse presidencial no Brasil!
A posse presidencial no Brasil ocorre através de um conjunto de cerimônias que oficializam a ascensão do presidente eleito ao posto presidencial.
No Brasil, esta solenidade foi determinada pelo decreto n° 70.274, aprovado em 1972, que contém todos os detalhes e rituais que devem ser seguidos para a posse do presidente.
A posse presidencial brasileira ocorre no primeiro dia do ano do calendário nacional, em 1° de janeiro do ano posterior às eleições.
Cerimônia de posse
Existem algumas etapas que devem ser cumpridas para a oficialização da posse presidencial. O Decreto que determina os rituais a serem seguidos rege, igualmente, sobre outros tipos de solenidades públicas oficiais.
Segundo o Decreto n° 70.274 de 9 de março de 1972, as etapas a serem seguidas para a posse do presidente da República são:
1 — Desfile
O desfile presidencial vai da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional. Ele acontece no Rolls Royce Presidencial, um carro aberto usado apenas em ocasiões especiais.
2 — Juramento à nação
Momento em que o presidente profere o compromisso de:
“Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.”
3 — Assinatura do termo de posse
Após o juramento à nação, o presidente e o vice-presidente assinam o termo de posse e se tornam oficialmente presidente e vice-presidente do Brasil.
4 — Primeira execução do Hino Nacional
Após a assinatura do documento, o Hino Nacional é executado.
5 — Discurso de posse
O discurso de posse é proferido no Congresso Nacional aos parlamentares que representam a nação.
6 — Segunda execução do Hino Nacional
Nesse momento, o Hino Nacional é tocado pela segunda vez acompanhado por 21 salva de tiros da Bateria Histórica Caiena.
7 — Transferência da faixa presidencial
Ao chegarem no Palácio do Planalto, o presidente, a primeira-dama, o vice-presidente e a segunda-dama são recebidos pelo ex-presidente e pela ex-primeira-dama na rampa do Palácio, que é usada somente em cerimônias oficiais. Nela, ocorre a transferência da faixa presidencial.
8 — Terceira execução do Hino Nacional
Após o ritual que transfere a faixa presidencial ao presidente eleito, o Hino Nacional é tocado pela terceira vez.
9 — Discurso à nação
O discurso à nação é o primeiro pronunciamento do presidente ao povo. Por isso, deve ser um discurso de fácil compreensão e consistente.
10 — Despedida do ex-presidente
O presidente acompanha o ex-presidente até a entrada do Palácio do Planalto e espera até que ele entre no carro oficial que o levará ao local desejado.
11 — Nomeações
Com a faixa presidencial, o presidente se direciona ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, local em que empossará os novos ministros.
12 — Missões estrangeiras
Após descansar por um tempo, são recebidos os chefes de Estado e suas delegações em um ritual solene.
13 — Recepção
Por fim, o Palácio Itamaraty é o local em que o presidente oferece um coquetel aos convidados pessoais, chefes de Estado, autoridades brasileiras e membros do governo.
Saiba mais em:
- Conheça a História das Eleições no Brasil
- Em que data foi instaurada a República no Brasil e quem foi o primeiro presidente?
- Todos os presidentes do Brasil e seus feitos mais marcantes
- Presidentes da Ditadura Militar no Brasil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.