Professor de Harvard diz que não precisamos de 8 horas diárias de sono
Segundo o Dr. Daniel Lieberman, parte integrante do Departamento de Biologia Evolutiva Humana de Harvard, a ideia de que todas as pessoas precisam de 8 horas de sono é apenas uma crença popular.
Todos nós já ouvimos falar diversas vezes que uma boa noite de sono deve se estender por oito horas. No entanto, Dr. Daniel Lieberman, professor da Universidade de Harvard, afirma que essa métrica não pode ser aplicada para todos.
Ele recomenda que as pessoas durmam sete horas, pois essa é a quantidade de sono natural que uma pessoa precisa.
A opinião de Lieberman
Segundo o estudioso, que atua no Departamento de Biologia Evolutiva Humana de Harvard, a ideia de que todos precisam de oito horas de sono tem sido uma crença que remonta à época da Revolução Industrial.
Ele baseia sua recomendação em pesquisas com populações que não têm acesso a luz artificial, eletricidade, telefones e televisões. Essas pesquisas mostram que as pessoas que não passam o dia inteiro em dispositivos eletrônicos não precisam de tanto sono.
Outros especialistas concordam que a quantidade ideal de sono pode variar para diferentes grupos de idade e estilos de vida. Por exemplo, crianças de 6 a 12 anos necessitam de nove a 12 horas de sono, enquanto os adolescentes devem dormir de oito a dez horas por noite, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
Embora oito horas de sono tenham sido consideradas uma regra geral, cresce o número de pesquisas que sustentam a teoria de Dr. Lieberman. Um estudo publicado no periódico Nature Aging descobriu que sete horas de sono são ideais para adultos de meia-idade e idosos.
Quantidades maiores ou menores que isso estavam associadas a dificuldades cognitivas, como problemas de memória, dificuldades de aprendizado, falta de foco, dificuldades em resolver problemas e tomar decisões.
Perigos da falta de sono
No entanto, o Dr. Lieberman observa que há algumas exceções para sua regra de sete horas. Pessoas que estão doentes podem precisar de mais sono, o que pode afetar a análise dos dados. No geral, porém, ele acredita que sete horas são ideais para a maioria das pessoas.
As recomendações do CDC indicam que um terço dos americanos com idades entre 18 e 64 anos não está dormindo o suficiente, ou seja, não estão atingindo as sete horas de sono recomendadas. Mesmo entre os adultos com mais de 65 anos, mais de um quarto ainda está dormindo menos do que o necessário.
A falta de sono tem sido associada a problemas de saúde crônicos, como doenças cardíacas, renais, pressão alta, diabetes, derrames, obesidade e depressão.
Portanto, fica estabelecido que entender a quantidade ideal de sono para diferentes grupos de pessoas é fundamental para promover um estilo de vida saudável.
Comentários estão fechados.