Projeto Estações do ano para Educação Infantil

Neste projeto, ajudamos o professor a ensinar os alunos sobre a passagem do tempo e as quatro estações. Confira!

Por que faz frio numa época do ano e faz calor na outra? Por que a árvore fica florida e depois desfolhada? Todos fomos crianças um dia e mesmo estes pequenos indagamentos eram mistérios gigantescos que não tinham (até então) explicação. E há algo mais típico da infância que buscar respostas?

A passagem das estações, além de um fenômeno ambiental e climático, simboliza a própria passagem do tempo, portanto, ensinar sobre suas características, não somente revela suas peculiaridades mas também desenvolve noção de tempo. Fora isso, sabe-se que o ciclo de passagem das estações está diretamente ligado a natureza, e portanto, se faz necessário aqui também fazer esta aproximação, entre a preservação do meio ambiente e o equilíbrio dos fenômenos naturais.

Veja também: Atividades sobre a Primavera para fazer em sala de aula

Sendo assim, preparamos este projeto voltado para a educação infantil e séries iniciais sobre as quatro estações para auxiliar o professor a trabalhar com esta importante temática com seus alunos. Veja:

PROJETO AS QUATRO ESTAÇÕES

Justificativa:

Compreender os ciclos da natureza é necessário e pré-requisito para despertar o senso de preservação da natureza e de responsabilidade com ela. Além disso, para a criança, fornece noção de sequência e passagem de tempo, e ajuda a identificar as estações do ano através de suas características peculiares (e isto é importante para que compreendam qual vestuário e alimentação são mais adequados para cada uma das estações) um conhecimento que lhe será sempre útil.

Objetivos:

  • Identificar e reconhecer as estações do ano por suas simbologias e características;
  • Conscientizar quanto a necessidade de se preservar o meio ambiente para que se mantenha o equilíbrio natural necessário para a manutenção deste importante fenômeno climático;
  • Identificar qual vestuário, atividades e hábitos alimentares são mais adequados e próprios (ou impróprios) de cada uma das estações;
  • Desenvolver senso e noção de sequência e passagem do tempo, e de temperatura (quente e frio);
  • Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração;
  • Desenvolver o raciocínio lógico através do senso e noção de sequência e passagem do tempo;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita, e trabalho em equipe.

Desenvolvimento:

  • Trabalhe cada estação separadamente, para isso pode-se fazer um cronograma semanal para cada uma delas;
  • Nestas semanas, traga diferentes mídias e meios interativos para que identifiquem as estações através de referências visuais, auditivas e táteis;
  • O vestuário pode ser usado para simbolizar as estações: casacos, gorros, cachecóis, blusas e luvas são próprios para o outono e o inverno, enquanto que camisas, regatas, bermudas, vestidos e saias são próprios da primavera e do verão;
  • É importante que tenham consciência da sequência das estações, pois isto lhes permitirá compreender a passagem do tempo e os demais processos associados como o envelhecimento. Aniversários exemplificam isto perfeitamente, e o ciclo das estações também explica o crescimento das plantas e animais e deles próprios.
  • Ouvir e cantar músicas sobre as estações, assistir filmes e fazer jogos e brincadeiras dirigidas para familiarizá-los de forma lúdica.
  • Fazer recortes e colagem;
  • Desenhos;
  • Criar um mural com colagens de imagens onde as quatro estações possam ser vistas em sua ordem natural e simultaneamente;
  • Flores coloridas e galhos secos ilustram perfeitamente a primavera e o outono, enquanto que praias e o Sol e neve e agasalhos ilustram verão e inverno. Confeccione uma maquete em conjunto com os alunos utilizando destes símbolos;
  • Várias coisas na natureza remetem as estações, e em dado momento, fale da importância da preservação do meio ambiente para a manutenção do fenômeno das estações.

IDEIAS DE ATIVIDADES ESTAÇÕES DO ANO

Vinícius Risério Custódio
Graduado em Pedagogia e Geografia
Mestrando em Relações Internacionais

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.