Projeto Halloween para Educação Infantil e Ensino Fundamental
Uma época de magia e misticismo que fascina jovens e adultos! O Halloween é uma data comemorativa multicultural que oferece uma janela interessantíssima para se trabalhar na escola!
O Halloween (ou Dia das Bruxas como é mais popularmente chamado nos países lusófonos) é uma data comemorativa típica dos países anglófonos (Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Austrália). É tradicionalmente celebrado no dia 31 de outubro e suas raízes culturais assemelham-se muito ao nosso Dia de Finados (2 de Novembro), que nos países de origem e língua espanhola é o “Día de Los Muertos”. São ambas comemorações fúnebres, datas em que se homenageiam aqueles que se foram.]
Veja também: Máscaras de carnaval coloridas para imprimir (algumas são bem assustadoras)
Apesar da origem pagã, os cristãos de mais diferentes ramificações incluíram a data em seus calendários oficiais dado o momento de relembrar aqueles que faleceram com carinho e respeito ao luto. Sendo assim, é um feriado que se tornou além de multicultural, multirreligioso.
É um período oportuno e interessante para trabalhar estes difíceis conceitos com os alunos pois permite suavizar as questões simbólicas e representativas.
PROJETO PARA O HALLOWEEN
Justificativa:
O Halloween permite trabalhar conceitos como morte, espiritualidade, respeito as religiões e culturas diferentes, multiculturalismo, lembrança, medo, terror. É uma data simbólica interessante pois permite trabalhar temas difíceis de forma lúdica e oferece um universo rico de lendas e mitos que captam o interesse e curiosidade da criança.
Objetivos:
- Desenvolver senso crítico, capacidade de interpretação e abstração;
- Estimular a criatividade;
- Apresentar uma cultura diferente;
- Desenvolver e estimular o respeito por todas as culturas, tradições e religiões;
- Desenvolver coordenação motora;
- Aumentar o vocabulário;
- Identificar os símbolos do dia das bruxas;
- Oferecer novas óticas para interpretar a realidade;
- Trabalhar a linguagem oral e escrita.
Desenvolvimento:
- Sonde os alunos: Este processo é vital em qualquer trabalho freiriano, é preciso sempre ter como ponto de partida o conhecimento prévio que sua audiência (os alunos) trazem. O que eles já sabem e conhecem acerca do Halloween? O que eles mais gostam e se interessam na data? O que gostariam de conhecer?
- Partindo da sondagem, apresente o universo do Halloween: as principais personagens (as bruxas, o Jack-o’-Lantern ou “Pumpkin Jack”, o lobisomem, o vampiro, o fantasma), as tradições (se fantasiar, doces ou travessuras, confeccionar uma lanterna de abóbora) e o simbolismo (homenagem aos finados);
- Faça um paralelo com nosso Dia de Finados e seu significado;
- Aborde com cuidado a questão da morte, tente suavizar ao máximo a questão (mas não perca a oportunidade de falar dela);
- Cantar músicas, assistir filmes e brincadeiras dirigidas sobre o tema;
- Desenho;
- Recorte e colagem;
- Fazer um mural para expor os trabalhos da turma;
- Confecção de personagens utilizando material reciclável ou EVA;
- Jogos;
- Observação de imagens, leitura de histórias;
- Teatro;
- Confecção de fantasias com materiais diversos. Se possível, dependendo é claro da condição sócio-econômica dos alunos, faça uma festa onde eles possam reproduzir as tradições e costumes do Halloween como culminância do projeto;
Objetivos 1º Ano
Língua Portuguesa
1- Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar, expressar desejos e opiniões, e relatar vivências.
2- Recontar oralmente histórias conhecidas com aproximações às características da história original
3- Reconhecer o nome dos amigos e das atividades da rotina.
4- Participar de situações de leitura, ainda que não façam de maneira convencional, buscando indícios para leitura, relacionando a fala à pauta gráfica.
5- Desenvolver a prática de escrita de próprio punho, utilizando os conhecimentos que dispõe
6- Avançar na compreensão do sistema alfabético.
Matemática
1- Identificar os números em diferentes situações, reconhecendo-os enquanto representação de quantidades e como código.
2- Aprimorar o movimento correto na grafia de números.
3- Recitar e refletir sobre a seqüência numérica, compreendendo a ordem dos números.
4- Desenvolver estratégias para resolução de problemas envolvendo noções matemáticas, utilizando, recursos e explicitando idéias.
História
1- Perceber as regularidades do tempo através do calendário.
2- Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza e nossa vida cotidiana – Dia, Mês e Ano.
3- Compreender a pesquisa como um dos procedimentos de estudo.
4- Identificar elementos que mostrem a passagem do tempo.
Geografia
1- Orientar-se com progressiva independência nos espaços.
2- Familializar-se com a linguagem cartográfica
Ciências
1- Compreender a importância de hábitos de higiene para o seu bem estar e do outro
2- Refletir sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis.
3- Estabelecer relações entre ciências e o cotidiano através de pesquisa e experiências.
4- Localizar informações no tempo por observando sistema solar.
Artes