Projeto Halloween para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Uma época de magia e misticismo que fascina jovens e adultos! O Halloween é uma data comemorativa multicultural que oferece uma janela interessantíssima para se trabalhar na escola!

1

O Halloween (ou Dia das Bruxas como é mais popularmente chamado nos países lusófonos) é uma data comemorativa típica dos países anglófonos (Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Austrália). É tradicionalmente celebrado no dia 31 de outubro e suas raízes culturais assemelham-se muito ao nosso Dia de Finados (2 de Novembro), que nos países de origem e língua espanhola é o “Día de Los Muertos”. São ambas comemorações fúnebres, datas em que se homenageiam aqueles que se foram.]

Veja também: Máscaras de carnaval coloridas para imprimir (algumas são bem assustadoras)

Apesar da origem pagã, os cristãos de mais diferentes ramificações incluíram a data em seus calendários oficiais dado o momento de relembrar aqueles que faleceram com carinho e respeito ao luto. Sendo assim, é um feriado que se tornou além de multicultural, multirreligioso.

É um período oportuno e interessante para trabalhar estes difíceis conceitos com os alunos pois permite suavizar as questões simbólicas e representativas.

PROJETO PARA O HALLOWEEN

Justificativa:

O Halloween permite trabalhar conceitos como morte, espiritualidade, respeito as religiões e culturas diferentes, multiculturalismo, lembrança, medo, terror. É uma data simbólica interessante pois permite trabalhar temas difíceis de forma lúdica e oferece um universo rico de lendas e mitos que captam o interesse e curiosidade da criança.

Objetivos:

  • Desenvolver senso crítico, capacidade de interpretação e abstração;
  • Estimular a criatividade;
  • Apresentar uma cultura diferente;
  • Desenvolver e estimular o respeito por todas as culturas, tradições e religiões;
  • Desenvolver coordenação motora;
  • Aumentar o vocabulário;
  • Identificar os símbolos do dia das bruxas;
  • Oferecer novas óticas para interpretar a realidade;
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita.

Desenvolvimento:

  • Sonde os alunos: Este processo é vital em qualquer trabalho freiriano, é preciso sempre ter como ponto de partida o conhecimento prévio que sua audiência (os alunos) trazem. O que eles já sabem e conhecem acerca do Halloween? O que eles mais gostam e se interessam na data? O que gostariam de conhecer?
  • Partindo da sondagem, apresente o universo do Halloween: as principais personagens (as bruxas, o Jack-o’-Lantern ou “Pumpkin Jack”, o lobisomem, o vampiro, o fantasma), as tradições (se fantasiar, doces ou travessuras, confeccionar uma lanterna de abóbora) e o simbolismo (homenagem aos finados);
  • Faça um paralelo com nosso Dia de Finados e seu significado;
  • Aborde com cuidado a questão da morte, tente suavizar ao máximo a questão (mas não perca a oportunidade de falar dela);
  • Cantar músicas, assistir filmes e brincadeiras dirigidas sobre o tema;
  • Desenho;
  • Recorte e colagem;
  • Fazer um mural para expor os trabalhos da turma;
  • Confecção de personagens utilizando material reciclável ou EVA;
  • Jogos;
  • Observação de imagens, leitura de histórias;
  • Teatro;
  • Confecção de fantasias com materiais diversos. Se possível, dependendo é claro da condição sócio-econômica dos alunos, faça uma festa onde eles possam reproduzir as tradições e costumes do Halloween como culminância do projeto;

IDEIAS DE ATIVIDADES PARA O HALLOWEEN

você pode gostar também
  1. Denize Tavares Diz

    Objetivos 1º Ano

    Língua Portuguesa

    1- Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar, expressar desejos e opiniões, e relatar vivências.
    2- Recontar oralmente histórias conhecidas com aproximações às características da história original
    3- Reconhecer o nome dos amigos e das atividades da rotina.
    4- Participar de situações de leitura, ainda que não façam de maneira convencional, buscando indícios para leitura, relacionando a fala à pauta gráfica.
    5- Desenvolver a prática de escrita de próprio punho, utilizando os conhecimentos que dispõe
    6- Avançar na compreensão do sistema alfabético.

    Matemática

    1- Identificar os números em diferentes situações, reconhecendo-os enquanto representação de quantidades e como código.
    2- Aprimorar o movimento correto na grafia de números.
    3- Recitar e refletir sobre a seqüência numérica, compreendendo a ordem dos números.
    4- Desenvolver estratégias para resolução de problemas envolvendo noções matemáticas, utilizando, recursos e explicitando idéias.

    História

    1- Perceber as regularidades do tempo através do calendário.
    2- Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza e nossa vida cotidiana – Dia, Mês e Ano.
    3- Compreender a pesquisa como um dos procedimentos de estudo.
    4- Identificar elementos que mostrem a passagem do tempo.

    Geografia

    1- Orientar-se com progressiva independência nos espaços.
    2- Familializar-se com a linguagem cartográfica

    Ciências

    1- Compreender a importância de hábitos de higiene para o seu bem estar e do outro
    2- Refletir sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis.
    3- Estabelecer relações entre ciências e o cotidiano através de pesquisa e experiências.
    4- Localizar informações no tempo por observando sistema solar.

    Artes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.