Projeto para o Dia das Crianças – Educação Infantil e Ensino Fundamental
Aprenda conosco como desenvolver um projeto educativo divertido e lúdico sobre o Dia dos Crianças para trabalhar com alunos da educação infantil e séries iniciais!
O Dia das Crianças é comemorado no Brasil em 12 de Outubro, é uma data comemorativa e comercial proposta por um deputado federal da época, Galdino do Valle Filho. Contudo, foi somente a partir da década de 60 (séc. XX) que a data (apesar de vigente perante a lei) foi efetivamente adotada pela população através de campanhas de grandes fabricantes de produtos de higiene infantil e brinquedos do país.
Veja também: Atividades Dia das Crianças para Imprimir
Atualmente, em especial após a criação do Estatuto da Criança, é uma data que celebra a importância da infância e sua preservação.
PROJETO PARA O DIA DAS CRIANÇAS
JUSTIFICATIVA:
O Dia das Crianças permite que sejam abordados junto dele outras importantes temáticas transversalmente, como a construção da identidade, a passagem do tempo e o envelhecimento (as fases da vida), entre outros. Também é um momento para promover a conscientização quanto aos direitos e deveres da criança, prevenindo (ou as ajudando a denunciar) eventuais abusos e violências que possam sofrer ou ter sofrido.
OBJETIVOS:
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver a capacidade interpretativa, a criatividade e a abstração;
- Ajudar no desenvolvimento pessoal e construção identitária;
- Identificar e reconhecer as principais formas de violência e abuso que uma criança pode ser vítima e oferecer orientação de como proceder nestas situações;
- Conscientizar quanto a seus deveres e direitos;
- Entender o conceito de infância e introduzir ou aprofundar as noções de idade (fases do desenvolvimento humano), envelhecimento e passagem do tempo.
- Desenvolver raciocínio lógico;
DESENVOLVIMENTO:
- Não deixe para a última hora, trabalhe a temática “Dia das Crianças com algumas semanas de antecedência para que a culminância do projeto seja no próprio Dia das Crianças ou na semana em que o mesmo se dará;
- Sonde os alunos: Em uma conversa aberta, pergunte para eles o que é ser criança? O que diferencia uma criança de um adulto? O que uma criança faz? Dessa forma você terá noção do que eles já sabem acerca da temática e terá um ponto de partida;
- Traga músicas e filmes que falem sobre a infância;
- Desenhos;
- Jogos e brincadeiras dirigidas;
- Recorte e colagem;
- Atividades educativas;
- Use de atividades que desenvolvem a escrita espontânea e criativa, faça ditados, peça para que inventem um poema (caso tenha trabalho poesia com eles antes), ou produzir um texto narrativo sobre o tema;
- O Brasil é um país com longo histórico de graves abusos e violências para com os mais jovens. Introduza, com cautela e levando em conta a faixa etária em que se encontram, as principais formas de abuso e violência que uma criança pode ser vítima, como o trabalho infantil, agressões, humilhações, assédios e aliciamento (sem se esquecer de ter cuidado com a linguagem utilizada);
- Faça um mural comunitário que deixe explícitas as características da infância;
- Confeccione brinquedos com material reciclável. Peça para que usem de toda criatividade e imaginação e inventem novos brinquedos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.