Projeto Poesia na Escola para Educação Infantil e Ensino Fundamental
Com este projeto voltado para a educação infantil e séries iniciais, oferecemos sugestões e ideias para trabalhar com poesia na sala de aula!
A arte é uma das formas que o ser humano encontrou para diminuir e reinterpretar seu sofrimento de uma forma produtiva, ou mesmo para expressar sua alegria. Neste sentido, a poesia é particularmente simbólica.
Como traduzir uma sensação, um sentimento ou uma emoção com palavras? Como descrever aquilo que sentimos todos os dias? Como diferenciamos o que experimentamos e captamos com o coração e a mente? A poesia foi uma das formas que encontramos para responder tudo isso mesmo quando não oferece qualquer resposta, afinal, a arte não é explicativa, ela apenas é.
Veja também: Atividades com Rimas para imprimir
E qual é o papel da poesia em sala de aula? Apesar de parecer complicada e sofisticada demais para se trabalhar com as séries iniciais e educação infantil, vale lembrar que existem autores que dedicaram parte de sua criatividade para conceber poesia infantil, como Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. A poesia estimula a leitura e a escrita, sua musicalidade e seu caráter rico em imaginário são particularmente mais encantadores para as crianças do que os rígidos e técnicos textos científicos e possuem mais potencial para despertar o interesse do aluno no código linguístico.
PROJETO POESIA
Justificativa:
É dever da escola preparar a criança para o convívio social e cidadão e prepará-lo para exercer sua cidadania plena. Para tanto, precisa desenvolver nele aptidão para interpretar e produzir dentro da linguagem vigente, a poesia é um dos meios mais eficazes para este fim.
Objetivos:
- Estimular a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação, e expressão artística;
- Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
- Trabalhar a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver raciocínio lógico e coordenação motora;
- Desenvolver interesse pela leitura (e todo o código linguístico) através da poesia;
- Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
- Incentivar a produção criativa através de um fim musical e prazeroso;
- Desenvolver o emocional através da compreensão dos sentimentos;
Desenvolvimento:
- Sondar os alunos, buscando verificar em qual estágio do conhecimento linguístico eles estão (quantas letras e palavras identificam, quais conseguem escrever, etc.);
- Apresentar o tema, o que é poesia, suas características;
- Trabalhe através de atividades diversas: Folhear revistas, escrita espontânea, roda de leituras, músicas, filmes, brincadeiras dirigidas;
- É interessante indagá-los ao longo das leituras e histórias sobre o que sentiram, peça para que anotem tudo que sentiram ao longo da atividade e depois trabalhe individualmente cada sensação, sentimento e emoção;
- Ilustração das leituras;
- Recorte e colagem que forme uma poesia (trabalho conjunto, em equipe);
- Utilize de cantigas e paródias das próprias músicas que eles cantam;
- Explore rimas através de brincadeiras;
- Uma forma fácil de se trabalhar rima e musicalidade é através dos nomes das crianças;
- Use da dança como forma de expressão corporal e artística (coordenação motora) e peça para que descrevam a brincadeira com palavras.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.