Projeto Primavera
A primavera é a estação do ano compreendida entre os dias 23 de setembro de 22 de dezembro. Confira algumas sugestões para levar o tema para as aulas.
A primavera é uma das quatro estações do ano, localizada entre após o inverno e antes do verão. A palavra tem origem no latim primo vere, que significa “antes do verão”. É caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de flores que desabrocham, o que confere a ela o título de estação das flores.
O início da primavera é marcado pelo equinócio, que é o fenômeno astronômico responsável também por definir o início do outono. Ele está relacionado diretamente a inclinação da terra, a incidência solar que ela recebe durante a estação.
No Brasil, que está localizado no hemisfério sul, ela é chamada de primavera austral e tem início em 23 de setembro, estendendo-se até 22 de dezembro. Já no hemisfério norte ela recebe o nome de primavera boreal, e vai de 20 de março a 21 de junho.
Entre as principais características que podem ser percebidas na primavera, estão o aumento das chuvas e da umidade, as temperaturas amenas, dias e horas com a mesma duração e surgimento de muitas flores.
Este é o momento em que flores como as orquídeas, rosas, lírios, hortênsias, girassóis, gérberas estarão com a floração a todo vapor. Além disso, esta é a época propícia para frutas como abacaxi pérola, banana prata, manga, maçã, mamão e melão.
Então, para celebrar esta época, nada melhor do que aprender sobre as flores degustando uma deliciosa salada de frutas, não é mesmo? Fica a sugestão para o lanche da semana da primavera.
Projeto Primavera
Justificativa:
A semana de início da primavera já faz parte do calendário de muitas escolas. Muito mais do ensinar aos estudantes a transição das estações do ano, a data pode ser utilizada com o intuito de trabalhar uma série de conceitos, principalmente aqueles com vertentes culturais.
Por conta de todas as cores que remetem à estação, esta é uma excelente época para estimular as crianças a observar a natureza e como ela vai mudando no decorrer do ano, além de reiterar como ela é importante para todas as pessoas.
Objetivos:
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, e como cada uma das estações é importante para a manutenção dos ciclos de vida na natureza;
- Estimular a percepção tátil;
- Trabalhar a coordenação motora;
- Desenvolver a oralidade;
- Aguçar a curiosidade pelos diferentes aromas, texturas, cores e formas característicos da estação;
- Promover o interesse por manifestações artísticas;
- Ampliar o vocabulário;
- Apresentar a importância da flora, principalmente no que diz respeito a produção de alimentos.
Desenvolvimento:
- Atividades sobre as estações do ano usando a música “Vai e vem das estações” – Palavra Cantada (2017);
Poesias; - Atividades com massinha de modelar;
- Confecção de painéis murais temáticos (Veja alguns moldes para primavera);
- Contação de histórias como a do livro “A primavera da lagarta” – Ruth Rocha (2011);
- Atividades orais e escritas;
- Dobraduras, recortes e pinturas com diversos materiais e com diferentes técnicas;
- Brincadeiras;
- Exibição de filmes como Bambi (Disney, 1942) e Vida de Inseto (Pixar Animation Studios, 1998);
- Confecção de lembrancinhas relacionadas ao tema para as famílias, em conjunto com as crianças;
- Exposição de telas pintadas pelos próprios alunos, com a primavera como tema pré-estabelecido;
- Decoração da escola ou da sala de aula;
- Plantação de mudas de flores em vasinhos que podem ficar em um cantinho da escola ou serem levados para casa;
- Música e dança;
- Passeio pelo bairro para observar a paisagem e as flores presentes no caminho;
- Dramatização de histórias usando fantoches;
- Atividades sobre a primavera para imprimir;
- Confecção de móbiles florais com materiais recicláveis, tais como garrafas pet, copinhos plásticos e outros materiais similares;
- Exposição dos trabalhos realizados pelas turmas no decorrer do período voltado ao tema.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.