Psicólogos explicam pesadelos com provas após adulto
Adultos que estão passando por algum tipo de processo avaliativo e estressante costumam ter pesadelos com provas de colégio. Psicólogos explicam por quê.
Caso você esteja tendo pesadelos com realizar uma avaliação mesmo após se formar e, por exemplo, no sonho você está atrasado, não sabe o assunto da prova ou aconteceu algo constrangedor com você durante a prova, talvez você esteja passando algum tipo de estresse. Psicólogos explicam esses pesadelos relacionados a avaliações após adulto, confira o que eles dizem a respeito.
Leia mais: Como ajudar pessoas que sofrem de pesadelo?
Saiba mais sobre os pesadelos com provas
Relato de paciente
“Às vezes sonho que voltei à faculdade e tenho uma prática em que tenho que dissecar um sapo. No sonho, eu me sinto febril e incapaz de me apresentar. Eu costumava odiar essas práticas”, diz Rati Makkar, de 56 anos, que trabalha como dermatologista.
Rati é um dos vários exemplos de adultos que já se formaram e, mesmo assim, continuam a ter pesadelos da época em que estudavam na faculdade ou no colégio. A maioria das pessoas nem chega a realizar a avaliação, acordam antes, mas acordam com uma sensação de que teriam um resultado ruim no teste.
O porquê dos sonhos segundo os psicólogos
O que dizem especialistas é que, após observar seus pacientes reclamarem de estar tendo esses pesadelos, é comum eles estarem passando por uma situação estressante ou algum tipo de avaliação no trabalho, e isso costuma deixá-los ansiosos.
A Dra. Ruksheda Syeda, psicoterapeuta em Mumbai, analisou que 75% da população tem sonhos ruins recorrentes. Ela explica que é um processo fisiológico normal, esses sonhos ruins são reflexos de dias ruins, ansiedade ou pensamentos negativos que a pessoa tem.
Outro motivo é o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, que faz a pessoa que possui reviver nos sonhos pesadelos de um evento traumático particular.
Como evitar esses pesadelos?
O Dr. Chibber recomenda, antes de ir deitar após um dia estressante, tentar relaxar com algum tipo de atividade física ou meditação, para que o sono não seja afetado com todo esse estresse do dia. Procurar um psicólogo para ajudar a entender seus sonhos e seu estresse é o mais aconselhado, um tratamento particular conseguirá desvendar onde está o problema e como pode evitar levá-lo para os sonhos.
Comentários estão fechados.