Como a vida floresceu depois que os dinossauros morreram
Entenda melhor como esse processo aconteceu.
O recomeço da vida na Terra é um dos assuntos mais curiosos de todos os tempos. Como não existem registros humanos do que ocorreu durante aquele período, os pesquisadores trabalham arduamente em busca de pistas do que pode ter acontecido. Hoje, a Ciência já tem ideia do que aconteceu com a vida durante essa época, inclusive, é possível saber quais animais voltaram à vida primeiro.
Veja mais: 4 animais considerados ‘fósseis vivos’ que ainda existem no planeta
A grande extinção
A Terra passou por um período conhecido, atualmente, como Permiano. Durante esse período, o planeta encontrava-se em um cenário quase desértico, o que favoreceu o auge dos répteis.
No fim do período Permiano, diversos animais morreram, e algumas espécies até chegaram à extinção. A causa desse desaparecimento ainda é uma questão para os cientistas, visto que não há um consenso sobre o assunto. A ideia mais aceita é que um grande meteoro teve impacto com a Terra e as partículas do ambiente quase desértico foram levantadas. Assim, a luz solar era impedida de chegar às plantas, que sucumbiram e impactaram toda a cadeia alimentar.
Animais que voltaram à vida primeiro
Seguindo a evolução, é notável que as espécies conseguiram se recuperar desta grande extinção, uma vez que o planeta já está reabilitado. Mas, fica um questionamento no ar: quais foram os primeiros animais a se recuperar?
Veja abaixo alguns exemplos de animais que, de acordo com evidências científicas, voltaram à vida rapidamente:
- Braquiópodes;
- Briozoários;
- Bivalves;
- Corais.
Esses animais viviam nas águas e tinham função de depósito: vivem no fundo do mar e se alimentam de pequenas partículas orgânicas. O papel desses animais foi essencial para ajudar o ambiente aquático a se tornar habitável novamente. Dessa maneira, outras espécies voltaram a ter uma chance de evoluir após a grande extinção.
Comentários estão fechados.