Consumo de ovos e leite aumenta no dia a dia dos brasileiros
A ingestão desses dois alimentos ricos em proteínas e outros nutrientes tem sido cada vez mais frequente na dieta da população.
Em um dia a dia cada vez mais agitado, pode parecer difícil conciliar refeições saudáveis e rápidas ao mesmo tempo. Assim, a ingestão necessária das proteínas e vitaminas precisa ser observada com cuidado para manter as quantidades adequadas para o corpo.
Logo, adicionar alimentos estratégicos à sua dieta pode tornar o processo mais saudável, funcional e delicioso. Assim, por trazer muitos benefícios para a saúde, o consumo de ovos e leite tem aumentado na rotina dos brasileiros e ganhado destaque nas dietas.
Confira agora quais são os benefícios de consumir o ovo e o leite.
Leia mais: Mais da metade das pessoas preferem essa alternativa ao leite de vaca
Benefícios de consumir o ovo e o leite
Por ser um alimento de alta qualidade e preço acessível, os ovos são consumidos em todo o mundo. Além disso, os nutricionistas o consideram uma proteína de alto valor biológico, fornecendo todos os aminoácidos essenciais, equivalentes a cerca de 20% da recomendação diária de proteína.
Já o leite é um alimento que contribui para uma dieta voltada para a saúde que proporciona muitas vantagens. Em sua composição média, o leite contém 87% de água e 13% de sólidos, divididos em aproximadamente 4% a 5% de carboidratos, 3% de proteínas, 3% a 4% de lipídios, 0,8% de minerais e 0,1% de vitaminas.
Esse alimento também possui em sua composição natural quantidades significativas de imunoglobulina, enzimas, hormônios, citocinas, fatores de crescimento e outros peptídeos bioativos que apresentam ganhos interessantes à saúde.
Produtos versáteis que permitem maior adesão em dietas
Além das inúmeras vantagens apresentadas por esses alimentos, outro grande ganho para a dieta é a versatilidade que eles oferecem para o consumo, o que auxilia na adesão desses alimentos na rotina da alimentação saudável.
Seja da forma que for (natural, em receitas, lanches ou até os seus derivados), o mercado hoje oferece grande variedade de produtos para aqueles que têm vontade de ter uma refeição gostosa, prática e ainda com todos os ganhos já apresentados à saúde.
Um exemplo bem conhecido é o leite em pó, que é minimamente processado pela indústria e utilizado com o objetivo de torná-lo mais estável e seguro microbiologicamente à temperatura ambiente. Não há muita diferença entre as versões líquida e em pó, pois os tratamentos mantêm ganhos idênticos de nutrientes.
Curiosidade: Consumo exacerbado de ovo no Brasil
O consumo de ovos no ano passado estabeleceu um novo recorde no país, com uma média de 230 ovos consumidos por pessoa ao longo do ano. O ganho nutricional e a melhora da saúde são dois fatores que contribuíram para esse crescimento.
Comentários estão fechados.