Veja para que serve e quais os benefícios do caroço da lichia

Semente é rica em nutrientes e pode trazer diversos benefícios se incluída na dieta. Confira!

A Litchi Chinensis, popularmente conhecida como lichia, é uma fruta que gera certa discussão nas feiras espalhadas pelo país. Isso porque, apesar de muito bonita, algumas pessoas se decepcionam com seu gosto um pouco marcante. Ainda assim, ela é utilizada para fins medicinais, especialmente no seu país de origem, a China. Além disso, o caroço da lichia é extremamente nutritivo e possui diversos benefícios.

Leia mais: 10 Frutas exóticas encontradas no Brasil – Confira a lista de frutas exóticas

Benefícios do caroço de lichia

Essa frutinha vermelha tem bastante vitamina C, ferro, fibras, potássio e cálcio. Isso tudo com pouquíssimas calorias e muito fácil de comer. Por conta disso, é uma excelente opção para quem busca uma refeição nutritiva. Além disso, seu caroço é repleto de antioxidantes, que podem ajudar a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, rejuvenescer a pele e até mesmo combater o câncer.

Ademais, por conta do seu baixo valor calórico, é muito utilizada por quem busca queimar gordura. Segundo pesquisadores, ao encaixar o extrato da fruta na dieta, é possível perder peso de maneira saudável e ainda ter acesso a diversos nutrientes, como o pigmento cianidina contido em sua casca.

Entretanto, segundo especialistas, deve-se ter cuidado com o consumo excessivo desse alimento, especialmente de barriga vazia. Quando isso acontece, a fruta pode ser tóxica, visto que possui alta concentração de hipoglicina, uma toxina que pode inibir nosso corpo de sintetizar a glicose. Assim, podemos apresentar problemas respiratórios, tontura e até mesmo convulsões.

Como comer o caroço de lichia?

O processo para consumir o caroço da lichia é bem simples, mas pode levar algum tempo. Primeiramente, a fruta deverá ser levada ao forno em sua forma natural, sem ser descascada. Depois, em uma temperatura média de 65ºC, deve atingir uma cor bem amarronzada.

Em seguida, você deverá descascar o caroço e cortá-lo em pequenos pedaços para que seja mais fácil o consumo. Se preferir, pode adicioná-lo às saladas ou até mesmo triturá-lo como farinha, adicionando a outros alimentos. Dessa forma, é possível conseguir refeições com um valor nutricional de maneira muito prática.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.