Veja 10 frutas exóticas encontradas no Brasil

Frutas devem ser componentes regulares da alimentação cotidiana. No Brasil, há uma grande variedade delas. Será que você está comendo frutas exóticas?

0

Frutas são muito comuns e importantes para a alimentação saudável. Elas são saborosas, práticas e ainda carregam inúmeros benefícios.

No Brasil, devido ao clima tropical e solo fértil, temos uma extensa oferta de frutas. Algumas dessas frutas são comuns, como maçã e limão. Contudo, há uma parcela rara de frutas disponíveis no Brasil.

Essas frutas geralmente são chamativas, com cores, formatos e texturas diferentes das demais. Assim, pode ser que no seu cotidiano não seja incomum. Confira 10 frutas exóticas que podemos encontrar no Brasil.

1. Sapota do Solimões

Fruta Sapota
Frutas exóticas – Sapota do Solimões

A fruta possui uma casca grossa e interior suculento e doce. Cultivada na Amazônia, pode chegar a pesar 400g.

2. Pera do campo

Fruta Pera do campo
Frutas exóticas – Pera do campo

 

A pera do campo é encontrada no Cerrado e possui formato parecido com a pera comum. Apesar disso, a pele da fruta é aveludada e o sabor é amargo como limão.

3. Lichia

fruta-com-l-lichia
Frutas exóticas – Lichia

A lichia é natural da região sul da China. As primeiras mudas foram trazidas para o Brasil em 1810 para compor o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Seu sabor é doce e possui polpa branca e suculenta.

4. Sapoti

Sapoti
Frutas exóticos – Sapoti

Encontrado em estados como Pernambuco e Ceará, é originário da América Central. A fruta tem o sabor parecido com o caqui e só pode ser consumida quando madura, após perder o látex.

5. Mangostão

Mangostão
Frutas exóticas – Mangostão

Natural da Malásia, é encontrada em vários lugares do Brasil. O mangostão, também conhecido como mangosta, mangostim ou mangusta, tem sabor adocicado e suave. Além disso, ficou conhecido na Inglaterra como fruta da rainha, por ser consumido pela Rainha Vitória.

6. Jabuticaba branca

Fruta Jabuticaba branca
Frutas exóticas – Jabuticaba branca

A jabuticaba branca é uma variação da jabuticaba comum. Cada vez mais rara, é encontrada no Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

7. Pitaya

pitaya-fruta
Frutas exóticas – Pitaya

A pitaya é um cacto com a polpa doce e suculenta. As cores chamativas fazem com que seja usada em diversos pratos, sucos e sobremesas. Cultivada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná, há versões com polpa branca e roxa.

8. Carambola

Fruta com C - Carambola
Frutas exóticas – Carambola

A carambola é natural da Ásia Tropical e foi introduzida no Brasil em 1817, em Pernambuco. Considerada fruta de quintal por estar presente em regiões domésticas, o sabor é levemente cítrico.

9. Rambutão

Fruta rambutão
Frutas exóticas – Rambutão

Cultivado no Pará e na Bahia, o rambutão é originalmente cultivado na Tailândia, Indonésia, Filipinas, Suriname, Colômbia, Costa Rica e Cuba. A polpa e sabor são próximos da lichia.

10. Physalis

Fruta Physalis
Frutas exóticas – Physalis

Essa fruta é encontrada na Amazônia e é conhecida também como camapu. A fruta indígena é pequena e amarela, com um sabor levemente cítrico.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.