Esta ilusão de óptica de morango incomoda a Internet; que cor você vê?

Desafio de ilusão de ótica vem despertando debate nas redes sociais.

Essa imagem de ilusão de ótica com morangos vem deixando todo mundo louco nas redes sociais. Sabe aquele famoso debate do vestido dourado ou azul? É assim que essa foto dos morangos também funciona, fazendo você acreditar em uma cor que não está lá.

Veja agora se o seu cérebro está te enganando e nos diga a cor que você encontrou ao observar a imagem com muito cuidado.

Leia mais: Descubra a sua personalidade a partir do bicho você enxerga na imagem 

Qual cor você vê?

Essa imagem foi colada por Akiyoshi Kitaoka, da Universidade Ritsumeikan, no Japão. O psicólogo compartilhou um tweet de uma imagem de uma torta de morango que deixou muitos usuários confusos. Dessa forma, ele foi capaz de deixar bem claro a todo mundo que ilusões de cores também são possíveis e nosso cérebro pode nos enganar bastante nessas situações.  Veja a foto abaixo:

Ilusão de ótica com morangos.

E aí? Enxergou os morangos da cor azul ou vermelho? Ou viu um tom de vermelho com a luz azulada por toda a imagem? Boa parte dos usuários informou estar enxergando o vermelho, mas o cientista japonês deixou claro que removeu os pixels dessa cor da foto, mudando-os para ciano e cinza.

Por que algumas pessoas enxergam morangos vermelhos?

De acordo com um estudo publicado pela CellPress, nosso cérebro capta as imagens de uma cor sempre que a vê por um período mais prolongado de tempo. Logo, já que estamos tão acostumados a enxergar morangos vermelhos, nosso cérebro acaba atribuindo essas cores na foto, mesmo que os pixels tenham sido removidos.

Outros objetos cotidianos também estão associados a uma cor particular, como as bananas, que tipicamente são amarelas. Estudos comportamentais também mostram que a percepção desses itens, chamados de objetos de diagnóstico de cores é influenciada por nosso conhecimento de sua cor típica, referida como cor da memória.

O fenômeno também é conhecido como “coloração cortical”, pois acontece através do córtex visual, que é encontrado no lobo occipital do nosso cérebro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More