Qual o significado da sigla Funai?

A sigla se trata de uma fundação de proteção do nosso patrimônio imaterial. Descubra o significado da sigla FUNAI, e sua importância.

0

Embora seja um órgão importante de nosso país, muitas pessoas não sabem o que seja a FUNAI. Bom, a sigla representa a Fundação Nacional do Índio. A instituição federal trabalha com questões relacionadas as comunicadas indígenas brasileiras.

Deste modo, seu trabalho envolve tanto os índios, como seus territórios e qualidade de vida. A criação do órgão foi prevista pela Lei 5.371/1967. As funções da FUNAI envolvem atividades que colaborem para a saúde, educação e segurança dos povos indígenas.

Além disso, a instituição também garante que estas populações sejam agraciadas pelos programas governamentais. Assim como também colabora na realização de pesquisas sobre as populações.

De modo geral, a lei prevê que o órgão ajude a não só proteger, como também divulgar as culturas indígenas, seus costumes e tradições, e seus direitos previstos pela legislação. Isso porque os direitos indígenas por vezes são ameaçados por garimpeiros, madeireiros e outros que visam explorar seus territórios.

Deste modo, a FUNAI funciona como os representantes e defensores dos direitos dos povos indígenas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.