Quando haverá novas chuvas de meteoros em 2023? Veja agora!
Chuvas de meteoros são eventos astronômicos relativamente raros, mas que ainda terão seis ocorrências visíveis no Brasil até o final deste ano. Confira as datas e prepare-se!
A chuva de meteoros Perseidas de 2023 nos presenteou com um espetáculo magnífico no último fim de semana, atingindo seu ápice por volta das 1h30 da manhã de domingo (13), horário de Brasília.
De diferentes pontos do mundo, foram capturadas imagens incríveis dos rastros luminosos que iluminaram os céus, principalmente nas nações do hemisfério norte, onde o fenômeno foi mais proeminente.
Tradicional para esta época do ano, a chuva de meteoros Perseidas está ativa desde 17 de julho e continuará até o final de agosto.
Esse fenômeno ocorre quando a Terra atravessa o caminho das partículas deixadas pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, localizado na constelação de Perseu. Esses fragmentos atravessam a atmosfera do planeta, criando o espetáculo celestial que admiramos.
Média brasileira
No Brasil, a média esperada era de 25 a 30 meteoros por hora, dependendo das condições de observação do céu em cada região.
No entanto, apesar da colaboração da Lua neste ano, que estava na fase minguante com apenas 5% de luminosidade, os registros ficaram aquém das expectativas.
Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a chuva de meteoros, que deveria ser uma das maiores do ano, não atingiu as previsões esperadas pelos observadores brasileiros.
Calendário das Chuvas de Meteoros de 2023
A Perseidas inaugurou o segundo semestre do calendário das chuvas de meteoros de 2023. Entre as seis que ainda estão por vir. Veja abaixo quais são:
- Taurídeas: Ativa de 10 de setembro a 20 de novembro no hemisfério norte, com pico de 10 a 11 de outubro. Previsão máxima de meteoros por hora: 5;
- Draconídeas: Ativa de 6 a 10 de outubro no hemisfério norte, com pico de 8 a 9 de outubro. Previsão máxima de meteoros por hora: 10;
- Orionídeas: Ativa de 2 de outubro a 7 de novembro em todo o mundo (mais visível no hemisfério norte), com pico de 21 a 22 de outubro. Previsão máxima de meteoros por hora: 25;
- Leonídeas: Ativa de 6 a 30 de novembro em todo o mundo (mais visível no hemisfério norte), com pico de 17 a 18 de novembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 10;
- Geminídeas: Ativa de 4 a 20 de dezembro no hemisfério norte, mas visível também a partir do Brasil, com pico de 14 a 15 de dezembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 120;
- Ursídeas: Ativa de 17 a 26 de dezembro no hemisfério norte, com pico de 22 a 23 de dezembro. Previsão máxima de meteoros por hora: 10.
Prepare-se para mais um show celestial nos meses que estão por vir!
Comentários estão fechados.