Quanto ganha um deputado federal no Brasil?
Em conformidade com a política de transparência dos gastos públicos, dados também estão disponíveis no site da Câmara.
Quanto ganha um deputado federal? Na prática, essa pergunta não é difícil de ser respondida, já que os salários dos parlamentares são divulgados publicamente.
Isso porque o pagamento dos subsídios deles é feito com dinheiro público. Portanto, o seu, o meu e o nosso dinheiro estão em jogo.
Além do mais, há outra questão: o termo subsídio. Afinal, deputados federais, assim como os demais políticos, não têm salário, e o que recebem é tido como uma ajuda de custo para o dia a dia deles.
Qual o salário de um deputado federal no Brasil?
Atualmente, os salários dos deputados federais estão regulamentados através do Decreto Legislativo nº 172/2022.
Em razão disso, os valores previstos na Constituição Federal equiparam os ganhos desses parlamentares aos dos senadores federais.
Em conformidade a esse decreto, o valor bruto do subsídio desses políticos está em R$ 44.008,52 desde o dia 1º de fevereiro de 2024. Com isso, também houve um ajuste em relação à inflação do período.
Ainda de acordo com o próprio decreto, esse valor passará para R$ 46.366,19 a fim de suprir as perdas com a inflação do período.
Também é importante lembrar que esses ganhos dos deputados federais estão condicionados à frequência deles nas participações das sessões ordinárias em Brasília.
Assim, em caso de ausência sem justificativa em algumas delas, há um desconto previsto na Constituição Federal.
Inclusive, se o político faltar, sem justificativa, a pelo menos um terço das sessões previstas, poderá perder o mandato. Essas medidas visam garantir o cumprimento do mandato e evitar gastos públicos desnecessários.
Transparência nas informações
No próprio site da Câmara dos Deputados há o registro do pagamento oficial dos subsídios aos deputados federais, assim como dos demais políticos no dia a dia, já que a transparência está prevista na Constituição.
Na página oficial de cada parlamentar, é possível acompanhar as sessões das quais participaram e, em alguns casos, até saber os votos determinados em algum projeto de lei.
Com isso, o eleitor que votou naquele candidato poderá acompanhar tudo o que ele vem fazendo em Brasília.
Portanto, a transparência nas contas públicas também está prevista na Constituição Federal e é a melhor forma de se acompanhar os gastos que os políticos fazem.
Sabendo quanto ganha o deputado federal e quais são as despesas do gabinete, será possível ter uma ideia de para onde vai o dinheiro do contribuinte.
Comentários estão fechados.