Quem foi Tiradentes?

Tiradentes foi um dos principais nomes da Inconfidência Mineira, transformado em símbolo nacional. Conheça mais sobre quem foi Tiradentes.

Tiradentesum dos participantes da Inconfidência Mineiraé uma grande personalidade da história brasileira.

Seu nome foi dado ao feriado nacional de 21 de abril, data de sua execução.

Quem foi Tiradentes?

Quem foi Tiradentes? - Inconfidente Mineiro e simbolo nacional
Retrato de Tiradentes

Tiradentes era o apelido dado a Joaquim da Silva Xavier, filho de Domingos da Silva Santos, português, e mãe brasileira, Maria Antônia da Encarnação Xavier.

Ele nasceu no 12 de novembro de 1746 na Fazenda de Pombal, localizada entra a Vila de São José e São João Del Rei, no território de Minas Gerais.

Ainda criança, Joaquim Xavier se tornou órfão ao perder a mãe aos 9 nove anos, e o pai, aos onze. Por isso, sem os pais, ele foi criado por seu padrinho que morava em Vila Rica.

O menino cresceu demonstrando excelentes habilidades como orador e comunicador. Já adulto, se juntou ao movimento dos inconfidentes e conseguiu conquistar novos apoiadores para a causa.

Além disso, Tiradentes teve várias profissões durante sua vida, como tropeiro, comerciante, minerador e militar. Somado a isso, ele atuava com práticas farmacêuticas, quando também arrancava dentes.

Dentro da causa revolucionária, o principal objetivo que envolvia os homens no movimento era a revolta contra a retirada das riquezas da região.

Exemplo disso era a cobrança de impostos excessivos, como o chamado “quinto”.

Morte de Tiradentes

Entretanto, o movimento dos inconfidentes mineiros era fortemente reprimido pelas forças militares e por perseguidos.

Em uma das viagens de Tiradentes ao Rio de Janeiro, na busca de mais adeptos, foi perseguido por soldados e capturado junto a muitos outros conspiradores.

A partir disso, Tiradentes assumiu toda a responsabilidade da conspiração e do movimento. Assim, foi de forma que foi o único condenado à morte.

A sua condenação também se explica por ser o militar com patente mais baixa entre os capturados.

Foi morto no dia 21 de abril de 1792 e seu corpo foi esquartejado e exposto na Praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro.

Em seguida, as partes do seu corpo foram espalhadas pela estrada entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Heroificação

Quase 100 anos após sua morte, em 1889, a proclamação da república foi anunciada e a imagem Tiradentes foi exaltada como um herói nacional pelos republicanos.

A partir disso, Tiradentes se tornou um símbolo histórico na busca por uma figura que representasse contraposição aos tempos de monarquia.

Sua figura representa a liberdade e independência do Brasil. Assim, o dia de sua execução, 21 de abril, foi estabelecido como feriado nacional.

Veja também: Quem foi o primeiro presidente do Brasil?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More