Dicas de um neurocientista para chegar a idade avançada com um cérebro super saudável

Se você busca ter uma mente livre das doenças degenerativas, saiba que há algumas regras que poderão exercitar sua memória diariamente.

Assim como a saúde física, a saúde mental também acaba se tornando vulnerável com o passar dos anos. Por isso, é muito importante ter hábitos e exercícios para o cérebro que retardam as doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer. Vejam quais regras um neurocientista passa aos seus pacientes para que eles possam fortalecer o cérebro.

Alguns exercícios para o cérebro com foco em uma mente saudável

Veja a seguir algumas sete regras rígidas compartilhadas pelo neurocientista com foco em exercitar sua mente:

  1. Escolha ficção quando puder

Quando você se dispõe a ver obras de ficção, existe a grande possibilidade disso exercitar a sua memória. Isso porque, do começo ao fim, haverá uma grande variedade de detalhes, personagens e enredos para você prestar atenção.

  1. Não saia de um museu sem testar a sua memória

Uma atividade muito interessante é quando você observa uma obra de arte e posteriormente a descreve exatamente como ela é, só que com o olhar totalmente desviado, ou seja, sem olhar. Isso pode ser feito, inclusive, com qualquer objeto que faça parte do seu dia a dia.

  1. Mantenha os cochilos abaixo de 90 minutos

Se você gosta de tirar um cochilo, saiba que aqueles que duram de 30 minutos e 1 hora e meia são os ideais para aumentar a recordação das informações codificadas. Além disso, os cochilos podem compensar uma má noite de sono.

  1. Coma bons alimentos para o cérebro

A Dra. Uma Naidoo, sugere alguns alimentos: bagas e feijões, frutas e legumes, antioxidantes, proteínas magras e proteínas vegetais. Além deles, nozes, alimentos ricos em fibras e fermentados, óleos, alimentos ricos em ômega, laticínios e especiarias são excelentes para o cérebro.

  1. Não fique sentado no sofá o dia todo

Estudos revelam que os idosos com 80 anos ou mais que praticavam esportes em níveis moderados possuem menos risco a demência quando comparados a adultos inativos de 50 a 69 anos. Ou seja, inclua atividades físicas na sua rotina diária.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.