Lista de questões de História do Brasil

Confira as questões de História do Brasil que selecionamos para você!

A História do Brasil tem seu início, tradicionalmente, a partir da chegada dos portugueses, em 22 de abril de 1500. Tal fato teria marcado o episódio conhecido como Descobrimento do Brasil.

Entretanto, é importante salientar que este acontecimento se refere à descoberta dos portugueses, pois inúmeros grupos étnicos já residiam nesse território, milhares de anos antes dos europeus aqui desembarcarem e o denominarem de Brasil.

Compreendendo a importância dessa temática, a equipe do Escola Educação selecionou algumas questões de História do Brasil para você responder. Vamos lá?

Questões de História do Brasil

1 — A História do Brasil é dividida em grandes períodos. Quantos são eles?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

2 — Como é chamado o segundo período da História do Brasil?

a) Período Imperial.
b) Período Republicano.
c) Período Ditatorial.
d) Período Regencial.

3 — A primeira expedição colonizadora ocorreu em 1530. O objetivo era criar alguns núcleos de povoamento no litoral, combater os traficantes franceses e _______________.

a) buscar pau-brasil.
b) procurar metais preciosos.
c) procurar o solo ideal para a plantação de cana-de-açúcar.
d) escravizar os africanos.

4 — Marque a alternativa que contenha as principais características do Período Colonial.

a) Capitanias hereditárias; governo regencial; ciclo do pau-brasil; ciclo do açúcar, ciclo do ouro; mão de obra escrava; plantation; tráfico negreiro; entradas e bandeiras; vinda da família real portuguesa.
b) Capitanias hereditárias; governo geral; ciclo do pau-brasil; ciclo da borracha, ciclo do ouro; mão de obra escrava; plantation; tráfico negreiro; entradas e bandeiras; vinda da família real portuguesa.
c) Capitanias hereditárias; governo geral; ciclo do pau-brasil; ciclo do açúcar, ciclo do ouro; mão de obra escrava; plantation; abolição da escravidão; entradas e bandeiras; vinda da família real portuguesa.
d) Capitanias hereditárias; governo geral; ciclo do pau-brasil; ciclo do açúcar, ciclo do ouro; mão de obra escrava; plantation; tráfico negreiro; entradas e bandeiras; vinda da família real portuguesa.

5 — O Brasil Império é dividido em quantas fases? Quais são elas?

a) O Brasil Império é dividido em três fases: Primeiro Reinado, Segundo Reinado e Terceiro Reinado.
b) O Brasil Império é dividido em três fases: Pré-Reinado, Primeiro Reinado e Segundo Reinado.
c) O Brasil Império é dividido em duas fases: Primeiro Reinado e Segundo Reinado.
d) O Brasil Império é dividido em três fases: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado.

6 — Quais são os acontecimentos que marcam o início e o fim do Brasil Império?

a) O início do Brasil Império é marcado pela Independência do Brasil, em 1822, e seu fim é decretado após a Proclamação da República, em 1889.
b) O início do Brasil Império é marcado pela Proclamação do Império, em 1822, e seu fim é decretado após a Independência do Brasil, em 1889.
c) O início do Brasil Império é marcado pela vinda da família real portuguesa, em 1808, e seu fim é decretado após o retorno de Dom João VI a Portugal, em 1821.
d) O início do Brasil Império é marcado pela abolição da escravidão, em 1822, e seu fim é decretado após a Proclamação da República, em 1889.

7 — Marque a alternativa que contenha os principais conflitos ocorridos durante o Brasil Império.

a) Revolta dos Malês (1835); Cabanagem (1835–1840); Sabinada (1837–1838); Balaiada (1838–1841); Inconfidência Mineira (1835–1845)
b) Conjuração Baiana (1835); Cabanagem (1835–1840); Sabinada (1837–1838); Balaiada (1838–1841); Guerra dos Farrapos (1835–1845).
c) Revolta dos Malês (1835); Cabanagem (1835–1840); Sabinada (1837–1838); Balaiada (1838–1841); Guerra dos Farrapos (1835–1845).
d) Conjuração Baiana (1835); Cabanagem (1835–1840); Sabinada (1837–1838); Balaiada (1838–1841); Inconfidência Mineira (1835–1845).

8 — (VUNESP) Na Primeira República (1889–1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século XIX e início do XX conviveram, simultaneamente, transformações e permanências históricas. Francisco de Oliveira. Herança econômica do Segundo Império, 1985.

O texto sustenta que a Primeira República brasileira foi caracterizada por permanências e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu até 1930, foi caracterizado:

a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a exportação de bens duráveis e de capital.
b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.
c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia de exportação de produtos primários.
d) pela instituição de uma democracia socialista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.
e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.

9 — (FUVEST) Na história da República brasileira, a expressão “Estado Novo” identifica:

a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes.
b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais.
c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis.
d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis.
e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

10 — (UPE/2013) O Regime Militar Brasileiro (1964–1988) foi marcado por uma bipolarização no âmbito da política e da arte, entre os que apoiavam e os que criticavam o regime.

Dentro do segundo grupo, destacaram-se os músicos que produziram canções de protesto, algumas das quais vinham envoltas em metáforas, além de outros recursos estilísticos, no intuito de ocultar à Censura sua mensagem subliminar.

Dentre essas músicas, pode-se identificar a “Canção da despedida”, de Geraldo Vandré no seguinte trecho:

“Já vou embora, mas sei que vou voltar/ Amor não chora, se eu volto é pra ficar/ Amor não chora, que a hora é de deixar/ O amor de agora, pra sempre ele ficar.// Eu quis ficar aqui, mas não podia/ O meu caminho a ti, não conduzia/ Um rei mal coroado,/ Não queria/ O amor em seu reinado/ Pois sabia/ Não ia ser amado… ”

Com base na crítica retratada pela letra da música, é CORRETO afirmar que:

a) no âmbito da arte, a crítica a esse Regime se restringiu à esfera musical.
b) aquele período parecia um conto de fadas, com estórias de reis e amores impossíveis.
c) a difícil experiência do exílio forçado foi vivenciada durante o período.
d) Geraldo Vandré costumava musicar suas desilusões amorosas.
e) a tranquilidade vivenciada pela sociedade permitia a composição de canções de amor.

Gabarito

1 — C
2 — A
3 — B
4 — D
5 — D

6 — A
7 — C
8 — C
9 — C
10 — C

Clique aqui e baixe a lista de questões de História do Brasil em PDF

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.