Relatório Individual Por Aluno – Modelos, Exemplos
Confira alguns modelos e estruturas para se inspirar na hora de fazer os relatórios individuais de uma turma.
Alguns professores apresentam dificuldades na hora de fazê-lo, e mais ainda, no momento de avaliar os discentes. Durante o processo, é importante verificar se o aluno realmente aprendeu os conceitos e desenvolveu as habilidades trabalhadas em sala, em um sistema contínuo.
Para sanar algumas dessas dúvidas, disponibilizamos alguns modelos prontos de relatório individual por aluno. Mas, atenção! Na hora de elaborar cada um desses documentos é necessário atentar-se a alguns detalhes descritos a seguir.
Considerações importantes
Ao elaborar os relatórios, lembre-se sempre das individualidades e particularidades de cada um dos estudantes. Além do mais, na hora de avaliar o desempenho, foque nos avanços, mas não se esqueça das dificuldades. Registre todos os pontos em que houve progressos.
Também é importante lembrar que o relatório será anexado ao histórico do aluno, portanto, esteja atento ao uso de expressões pejorativas. ambiguidades e julgamentos.
É necessário abranger todos os campos do saber, ou seja, ter um olhar interdisciplinar. Para os alunos de alfabetização, registrar o nível de escrita é imprescindível.
Modelos
Modelo de relatório individual por aluno – 1
Durante o período (nome do estudante), teve um desempenho considerável, demonstrou interesse e se envolveu com as atividades propostas.
É uma criança cordial, capaz de se relacionar de forma muito amigável com seus colegas e professores. Além de estar sempre atenta, é muito solícita com os outros alunos, ajudando-os sempre que precisam.
Não tem problemas em seguir as regras determinadas pela escola, e mostra proatividade ao fortalecer os relacionamentos do convívio escolar.
Em relação à linguagem oral, é capaz de se expressar de forma clara, seguindo ideias lógicas. No tocante à linguagem escrita, é capaz de ler e escrever palavras e orações simples. Não demonstra dificuldades com o raciocínio lógico e possui habilidades para realizar operações de adição e subtração.
Durante a execução de atividades, apresentações e similares, (nome da criança) mostra-se dedicada e empolgada, sempre em busca de contagiar os colegas com o mesmo sentimento. Incentiva-os a participar das ações propostas por mim ou pelos demais estudantes.
É muito responsável e cuidadosa com as tarefas escolares realizadas em casa. A família, por sua vez, deve continuar incentivando essas atitudes, sempre encorajando-a na realização das suas atividades e orientando-a naquilo que for preciso.
Para que ela supere suas dificuldades, faz-se necessário valorizar as suas conquistas e boas práticas.
Modelo de relatório individual por aluno – 2
(Nome do estudante) é um menino alegre, tranquilo e perseverante. Consegue se relacionar bem com os outros alunos e tem um círculo de colegas amplo durante as brincadeiras.
Nas situações que em precisa disputar um objeto ou quando alguém faz algo que lhe desagrada, sua reação é se isolar e se recusar a falar. Algumas vezes, passado certo tempo, me procura para contar o que aconteceu e juntos procuramos a resolução mais adequada para o problema.
É um pouco relapso e sempre precisa ser lembrado de guardar seus próprios materiais, bem como os de uso comunitário, se organizar, e devolver os brinquedos para o devido lugar.
Demonstra-se participativo em todas as propostas, mas gosta, especialmente, das atividades que envolvem artes. Sempre escreve o alfabeto e manifesta interesse em escrever novas palavras, frequentemente perguntando se as escreveu corretamente.
É participativo em projetos e interessado em colaborar nas conversas sobre temas diversos, sempre trazendo fatos relacionados ao assunto em questão. Está registrando avanço significativo na obtenção de novos conhecimentos e gosta de compartilhá-los com os colegas.
Consegue reconhecer todas as letras, recitando o alfabeto na sequência correta. Atualmente encontra-se na fase silábica com valor sonoro, ou seja, escreve uma letra para cada sílaba, usando letras correspondentes ao som da sílaba.
Recita a série numérica até o 40, entretanto, precisa de ajuda na troca de dezenas. Em algumas ocasiões, ao escrever os números 3, 4, 6 e 9, os grafa de maneira espelhada. Porém, assim que é lembrado da maneira correta, os corrige imediatamente.
Por último, tem mostrado mais interesse e dedicação ao desenhar e colorir as atividades propostas.
Modelo de relatório individual por aluno – 3
Durante o terceiro semestre, (nome do estudante) registrou bom desempenho e considerável envolvimento nas atividades propostas. É uma criança sensível e muito inteligente. Possui boas relações com os demais estudantes e com a professora.
Consegue ir ao banheiro sem auxílio e sempre reorganiza aquilo que espalhou pela sala ou retirou do devido lugar. É solícito em compartilhar o material, ainda que seja próprio. Tem facilidade em ajudar a professores com pequenas tarefas, como por exemplo, entregar um objeto para outro aluno.
É capaz de reconhecer as cores e gosta de usá-las em seus desenhos e pinturas. Possui certa dificuldade com os trabalhos que possuem recortes e colagens e sempre me espera para ajudá-lo.
Tem alguma resistência em responder questões orais, porém, não apresenta dificuldade em prestar atenção nas aulas e executa o que foi solicitado sem impedimentos.
(Nome do estudante) apresentou evolução satisfatória no período, mas ainda apresenta algumas dificuldades que o atrapalham e o impedem de registrar melhor rendimento. Entre essas questões é possível citar as dúvidas na hora de identificar as letras do alfabeto, identificar números e sequências numéricas.
Na área lógico-matemática consegue formar pares e identificar formas geométricas. Pode diferenciar os seres vivos, os seres não vivos e a importância do ar para a manutenção da vida na Terra.
Modelo de relatório individual por aluno – 4
No segundo semestre (nome do estudante) teve um excelente desempenho. É muito educado com os coleguinhas e com todos os profissionais da equipe pedagógica. É uma criança muito educada, inteligente e participativa.
Entretanto, (nome do estudante) fica agitado durante algumas atividades feitas em sala, comportamento que acaba por prejudicar a capacidade de concentração. Nos jogos e atividades dirigidas demonstra dificuldade em perder e sempre que isso ocorre se isola dos colegas, ficando triste e agressivo.
Nessas situações procuro acalmá-lo e esclarecer que não há como vencer em todas as situações e que isso é normal. Tento fazer com que ele compreenda os sentimentos e lide com eles da melhor maneira possível. Esclareço, ainda, que o mais importante das atividades é o aprendizado adquirido.
Na linguagem oral apresenta facilidade para se expressar e o faz com clareza de ideias e sequência lógica. Na linguagem escrita consegue escrever palavras e orações simples. Reconhece e consegue dar continuidade a sequências numéricas e tem habilidade para fazer adições.
Mostra-se bastante interessado em atividades artísticas e musicais. Gosta de contar e escutar histórias. É assíduo e pontual.
Modelo de relatório final do aluno
O aluno (nome do estudante) iniciou o ano letivo com muitas dificuldades para se comunicar e se relacionar com os demais estudantes. No início das aulas, em (mês/ano) chegou na turma demonstrando um desenvolvimento aquém do que era esperado para a faixa etária.
A princípio, não conseguia fazer a correspondência entre som e palavra e nem identificar as letras. Havia, ainda, muita dificuldade de aprendizagem pré-silábica. Não demonstrava interesse em resolver as atividades propostas para a turma, dispensando-as. Da mesma forma, as atividades enviadas para casa eram devolvidas sem respostas.
Para solucionar os problemas apresentados por (nome do estudante), a saída encontrada pela professora e equipe pedagógica foram as visitas domiciliares, reforço escolar, atividades lúdicas, conversas individuais, reunião com os pais e mudança do diagnóstico do estudante, para que ele se sentisse como parte da turma.
As mudanças foram acontecendo gradualmente. No decorrer do ano letivo começou a se integrar às ações propostas e a socialização no ambiente escolar apresentou evolução. Durante as aulas de reforço conseguia se comunicar de maneira efetiva.
Começou a ler palavras estabilizadas, de no máximo três sílabas simples e conseguiu aprender seu nome completo.
Agora, no final do ano letivo, é capaz de reconhecer todas as letras e com a ajuda do professor consegue escrever algumas palavras. Sabe falar e escrever os números. Entretanto, apesar das possibilidades de melhoria, ainda não consegue agir com autonomia de escrita e leitura.
É possível que, com acompanhamento profissional constante e diferenciado, o aluno obtenha avanços e melhorias de aprendizagem durante o ciclo de alfabetização. Acreditamos, ainda, que o acompanhamento da família é essencial para atingir esse progresso.
(mês) de (ano)
______________________________________________________
Assinatura do professor
Você também pode se interessar:
- Relatório individual do aluno com necessidades especiais
- Relatório individual do aluno no 2° ano do Ensino Fundamental
- Relatório individual do aluno no Ensino Fundamental
- Relatório individual do aluno na educação infantil
- Relatório individual do aluno com dificuldade de aprendizagem
Eu quero envia p o meu e-mail