Respiração traqueal
Vamos conhecer esse tipo de respiração presente em alguns animais invertebrados?
A respiração é processo pelo qual um organismo vivo realiza trocas gasosas com o meio ambiente. Esse processo retira o gás carbônico do corpo do ser vivo e garante oxigênio para que as células realizem a respiração celular e, consequentemente, produza energia para processos metabólicos.
O processo respiratório acontece de maneira diferente nos animais vertebrados e nos invertebrados. Além disso, pode ocorrer em locais diferentes no corpo de cada espécie e, dependendo do local, a forma de respiração também pode mudar.
Vamos conhecer agora um tipo de respiração que acontece em animais invertebrados: a respiração traqueal.
O que é respiração traqueal?
A respiração traqueal é o processo de trocas gasosas entre o indivíduo e o meio ambiente através da traqueia.
Nos animais que possuem esse tipo de respiração, as traqueias desenvolvem um sistema complexo e ramificado em estruturas chamadas traquéolas, que oxigenam todo o corpo do animal.
As traqueias são formadas por tubos finos, ocos, em formato espiralado e reforçados por quitina. Esses tubos se abrem através de poros, chamados de espiráculos, na superfície do tórax a e abdômen do animal.
A respiração traqueal é típica dos insetos, algumas aranhas, centopeias e carrapatos.
Os insetos são capazes de controlar o processo respiratório através de contrações musculares. Isso lhes permite abrir e fechar os espiráculos, controlando a entrada e saída de ar do seu corpo. Controlar esse mecanismo pode garantir a sobrevivência desses animais em ambientes com escassez hídrica.
Como ocorre a respiração traqueal?
A respiração traqueal começa com a entrada de ar atmosférico no corpo do animal utilizando os espiráculos.
O ar passa pela traqueia até chegar em todas as ramificações traquéolas e, nesse momento, entra em contato com as células.
Por difusão, o oxigênio do ar passa para as células e o gás carbônico retorna as traquéolas seguindo o caminho inverso, até ser liberado para o ambiente.
Respiração filotraqueal
A respiração filotraqueal é realizada por alguns aracnídeos que possuem pulmões foliáceos, também chamados de filotraqueias.
As filotraqueias são duas estruturas de tecido foliáceas por onde a hemolinfa circula. Elas ocorrem estão localizadas no abdômen das aranhas e possuem um poro respiratório que se comunica com o meio ambiente.
É por esse poro que o ar entra e circula pela filotraqueias, oxigenando a hemolinfa e retirando o gás carbônico dela.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.