Revolta dos Cipaios

A Revolta dos Cipaios foi um levante popular que ocorreu na Índia em 1857.

A Revolta dos Cipaios, também conhecida como Revolta Indiana de 1857, foi uma revolta popular que ocorreu na Índia, em 1857.

Considerado o primeiro movimento de Independência da Índia, a Revolta dos Cipaios correspondeu a um período de levantes armados e rebeliões que tinham como objetivo demonstrar a revolta com a ocupação britânica na região.

Este enfrentamento representou o fim do domínio da Companhia Britânica das Índias Orientais e o início da gestão de uma parte expressiva do território indiano sendo controlada pela Coroa Britânica.

Os ingleses tiveram o controle dessa região pelos noventa anos que se seguiram. No entanto, alguns estados se mantiveram independentes nominalmente, por isso, continuaram a ser administrados pelos rajás, marajás e nababos.

Resumo – Revolta dos Cipaios

Durante o século XIX, os ingleses se concentraram em conquistar a Índia. O objetivo era fortalecer sua economia por meio da ampliação da mesma em várias regiões do continente asiático e africano.

Por isso, entre os anos de 1784 e 1858, a Companhia Britânica das Índias Orientais comandou o domínio político e econômico de diferentes partes do território indiano.

Além de terem seus interesses atendidos, os ingleses também promoveram diversas mudanças que abalaram os costumes e tradições dos indianos.

No campo econômico, a diminuição das tarifas alfandegárias atingiu os comerciantes de tecidos que se viram lesados frente à concorrência inglesa.

Visando garantir seus privilégios, a Companhia Britânica das Índias Orientais recrutava soldados indianos, chamados de cipaios.

Na metade do século XIX, este exército era formado por cerca de 200 mil homens, se mostrando bem mais volumoso do que o britânico.

Passado algum tempo, o exército nativo se rebelou contra os ingleses. Inicialmente, os cipaios se mostraram insatisfeitos com a obrigação de pagar impostos, além de serem contrários à contratação de pessoas de castas diferentes no exército.

O estopim da revolta ocorreu quando os britânicos usaram gordura animal como graxa nos cartuchos das armas. O uso do produto violava os costumes e tradições dos indianos que viam as vacas como divinas. O consumo de sua carne era proibido por eles.

O ano de 1857 foi marcado por diversos conflitos entre cipaios e britânicos. Neles, milhares de europeus foram mortos. Os revoltosos concentraram seus esforços para exterminar representantes do governo britânico e autoridades religiosas e militares.

Cerca de dois meses depois, os ingleses organizaram uma cruel perseguição contra os cipaios. Essa ação foi apoiada pelos príncipes locais.

Com isso, os europeus conseguiram retomar a cidade de Delhi e prender os revoltosos. A Companhia Britânica das Índias Orientais foi fechada e a Inglaterra passou a assumir a administração do território indiano.

Em 1877, a região foi de fato incorporada aos domínios ingleses com a nomeação da Rainha Vitória como imperatriz da Índia.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.