Rio Paraguai – Mapa, nascente, afluentes, extensão, atividades comerciais
O Rio Paraguai percorre regiões de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. Ele é um dos rios mais importantes da Bacia Platina, uma grande bacia hidrográfica da região sul da América do Sul.
Onde nasce o rio Paraguai?
O nome do rio é de origem indígena (guarani) e significa “rio grande”. A nascente do rio Paraguai fica no estado do Mato Grosso, na região da Chapada dos Parecis. o rio desemboca no rio Paraná, o que faz com este fique com uma volumosa quantidade de água. O rio Paraguai é o principal afluente do rio Paraná.
No seu percurso, o rio Paraguai percorre regiões de quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. Ele é um dos rios mais importantes da Bacia Platina, uma grande bacia hidrográfica da região sul da América do Sul.
O rio Paraguai percorre o seguinte caminho: nasce no Brasil, no Mato Grosso, percorre um pequeno trecho da Bolívia na fronteira com o Brasil, cruza o Paraguai e, por último, deságua no rio Paraná na região próxima a Ilha del Cerrito, na Argentina.
Extensão do rio Paraguai
O rio Paraguai tem a extensão de 2.621 km, no território brasileiro ele percorre 1.693 km. A vazão média do rio é de cerca de 360 mil metros cúbicos por segundo. A extensão da bacia é de aproximadamente ,1 milhão de quilômetros quadrados.O rio tem fluxo de aproximadamente 2.700 m³/s. A altitude da nascente é de 300 metros.
Afluentes do rio Paraguai
Os principais afluentes do rio Paraguai são o rio São Lourenço, rio Taquari, rio Paraguai Mirim, rio Jaurú, rio Velho e rio Sepotuba.
Pescaria no rio Paraguai
O rio é usado turisticamente, principalmente na região do pantanal mato-grossense. Em território paraguaio, as atividades mais comuns são a irrigação na agricultura e a prática da pesca comercial. Existem cerca de 250 espécies de peixes na região.
As preferidas são o arisco dourado, cuja pesca é proibida no estado de Mato Grosso e em Corumbá (MS), o esperto pacu e os grandes peixes de couro, como jaús e pintados. A pesca de piranha é a mais comum.
Como é um rio com poucos acidentes geográficos, a navegação de transporte de pessoas e carga também é praticada. As atividades ocorrem, principalmente, no trecho final de seu percurso entre o Paraguai e a Argentina.
Curiosidades
O rio foi um dos cenários de uma dos conflitos mais sangrentos da América do Sul, a Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Em suas águas ocorreram várias batalhas navais entre o Paraguai e os países da Tríplice Aliança Brasil, Argentina e Uruguai.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.