Este elemento ocorre em pequenas quantidades em minérios de outros metais como platina, paládio, níquel, prata e ouro. Seus processos industriais de extração e purificação são, portanto, complexos. As principais fontes desse elemento estão localizadas na África do Sul, na Rússia (areias do rio dos Montes Urais) e em algumas partes da América do Norte e do Sul .
Para que serve?
Este metal é um agente endurecedor para a produção de ligas duráveis e resistentes ao calor com platina e paládio. Essas ligas podem ser encontradas em itens como enrolamentos de fornos, elementos de termopares, velas de ignição de aeronaves e cadinhos de laboratório.
O ródio também é bom para fazer contatos elétricos e é um valioso catalisador para conversores catalíticos automotivos e vários processos industriais. Como metal altamente reflexivo, proporciona um bom acabamento para joias , espelhos e holofotes.
História
Ródio (do grego rhodon, que significa “rosa”) foi descoberto em 1803 por William Hyde Wollaston, logo depois que ele descobriu o paládio. Wollaston fez esta descoberta na Inglaterra usando minério bruto de platina que presumivelmente veio da América do Sul.
Após a realização de uma série de reações químicas para extrair platina e paládio do minério, ele obteve um pó vermelho de cloreto de ródio de sódio. Ele então isolou o metal ródio do pó, reagindo-o com gás hidrogênio.
Características
O ródio é classificado como um metal de transição. Na tabela periódica, encontra-se no período cinco entre o rutênio e o paládio e está intimamente relacionado aos dois últimos elementos. Além disso, está situado no grupo nove (antigo grupo 8B), entre cobalto e irídio.
Este metal duro e prateado é altamente refletivo e extremamente resistente à corrosão. Tem um ponto de fusão mais alto e uma densidade menor que a da platina. Não é atacado pela maioria dos ácidos e dissolve-se apenas em água régia (uma mistura de ácido clorídrico concentrado e ácido nítrico na proporção de 3:1 em volume).
Dados
Massa atômica – 102,90550 u
Configuração eletrônica – [Kr] 5s1 4d8
Elétrons – 2, 8, 18, 16, 1
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 2237 K
Ponto de ebulição – 3968 K
Entalpia de fusão – 21,5 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 493 kJ/mol
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.