Vida e obra do maior sucesso comercial nas artes plásticas brasileiras, Romero Britto
O trabalho de Romero Britto encontrou um lugar entre celebridades internacionais e se tornou sinônimo de arte vendável.
Romero Britto (1963) é um artista plástico pernambucano internacionalmente renomado. Conhecido pela Arte Pop, pelas cores vibrantes de alto contraste e pelo despojamento de seu trabalho, Romero Britto talvez seja o mais popular pintor brasileiro. Já retratou inúmeras celebridades internacionais, fez campanhas para empresas e criou obras para a Organização das Nações Unidas. Em 1988 radicou-se americano e desde então reside em Miami.
Biografia
Romero Britto aprendeu a pintar de forma autodidata e se interessou por arte ainda quando criança. O artista iniciou seu trabalho pintando em sucatas, papelão e jornal, e também grafitando. Depois, viajou à Europa e conheceu os trabalhos de Matisse e Picasso, que cita em sua página como grandes referências a seu trabalho.
Começou a cursar Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas desistiu do curso para residir nos Estados Unidos e se dedicar integralmente à arte. Segundo o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Romero Britto vendeu suas obras nas ruas americanas para sobreviver e “em 1989, Michel Roux, importador americano da Vodka Absolut viu seu trabalho e o contratou para fazer a campanha publicitária da bebida.”
Estilo
Seu trabalho foi descrito pelo New York Times da seguinte forma: “exala calor, otimismo e amor”. a e apresentam características de duas escolas das artes. A primeira é a Pop Art, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 e expressa a cultura industrial e consumista norte-americana. Sendo feita feita com as técnicas de reprodução mecânica da imagem, a Pop Arte aproxima a linguagem das obras de Romero Britto com a linguagem publicitária.
Outra escola que influenciou o artista notavelmente é o cubismo. A deformação da figura humana ou animal, os traços bem demarcados, as formas geométricas, o uso de motivos, os personagens, tudo isso remete a esse movimento vanguardista europeu.
Sucesso comercial
Romero Britto obteve um reconhecimento internacional sem precedentes para um artista brasileiro. Já exibiu suas obras em galerias e museu em mais de cem países, incluindo o Salon Nationale des Beaux Arts – exposição no Carrousel du Louvre, em Paris em 2008 e 2010. Criou retratos de celebridades como Michael Jackson, Madonna, Dilma Rousseff, Elton John, Bill Clinton, William e Kate Middleton, e muitos outros.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.