Saiba a maneira correta de repreender e educar seu gato
Lembre-se de que gatos são muito diferentes de cachorros, então precisam de técnicas diferentes para educar e dizer "não".
Ter um animal de estimação exige, além de muito amor e carinho, firmeza e paciência para ensinar o que é certo e o que não é no dia a dia. Com os felinos, não é diferente. O dono precisa repreender e educar o gato. Sabia que há uma maneira correta para fazer isso? Se pensa em adotar um gatinho, você precisa estar ciente das técnicas antes.
Leia mais: A ciência do famoso ‘amassa pãozinho’ dos gatos
É preciso ter em mente que gatos são muito diferentes de cachorros, logo precisam de meios diferentes para que possam ser repreendidos da maneira correta. Além disso, lembre-se também de que os bichanos são mais temperamentais e carregam muitos comportamentos dos seus antepassados selvagens.
Qual a maneira correta de repreender meu gato?
Antes de tudo, certifique-se de que você vai repreendê-lo no instante em que ele estiver fazendo a travessura, afinal de contas, ele não tem a mesma noção de contexto que nós temos. Também não adianta gritar ou enxotar o bichinho, pois isso só fará com que ele saia correndo.
Veja o que você deve fazer:
- Se aproximar com cautela do gato, pegá-lo com cuidado pelo pescoço e abaixar sua cabeça em direção ao chão;
- Com ele “imobilizado”, diga apenas: “não”;
- Faça o movimento mais de uma vez, sempre usando o mesmo tom de voz, mas sem machucá-lo.
Desta forma, o animal vai associar o seu “não” à disciplina e entenderá que aquela atitude que ele estava tendo é errada. Você deve repetir os passos acima sempre que pegar o bichano com a mão na massa. E lembre-se do temperamento deles! Nem sempre será fácil repreender e educar o seu gato, mas deve insistir.
Métodos alternativos
Há alguns outros métodos para educar seu seu pet; entretanto, para que eles tenham eficácia, você precisará ser tão ágil e astuto quanto o seu gatinho. Mais adiante entenderá bem o porquê.
- Spray com água: borrifar um pouco de água no focinho do seu gato quando ele estiver fazendo a sua artimanha pode ser eficaz. Aos poucos, ele entende que, se fizer aquilo, receberá um jatinho de água. E como nós bem sabemos, eles não gostam muito;
- Barulho alto: por contarem com uma audição afiadíssima, gatos não gostam de sons altos como buzinas e apitos, portanto, uma estratégia interessante é fazer algum barulho sempre que ele estiver aprontando. Certifique-se de usar sempre o mesmo som;
- Cheirinho “bom”: você também pode utilizar alguns aromas que dos quais os gatos não são muito chegados para mantê-los longe de certas áreas. Algumas boas opções são lavanda, alecrim e arruda.
O “pulo do gato” nestes métodos alternativos é que o animal não pode saber de onde veio a água ou o barulho. Eles são animais muito inteligentes, então não devem ser subestimados.
Se eles souberem que a fonte destes “castigos” é você, não vão aprender a lição.
Repreender e educar o gato com carinho
Em hipótese alguma utilize estes métodos como forma de maltratar os animais. Além disso, jamais use a violência como forma de educar o seu gatinho ou qualquer outro animal. Com toda certeza o bichano não reagirá bem e poderá se defender de você, então ficará com medo de futuras interações. Ele se tornará arisco.
Ademais, eles também têm sentimentos e merecem o nosso respeito.
Comentários estão fechados.