Entenda como a eletricidade afeta seu sono e sua saúde
Exposição à energia elétrica pode afetar seu metabolismo e suas noites de sono.
A eletricidade é algo indispensável em nosso cotidiano. Seja para o trabalho, escola ou vida social, não existe um momento em que não estejamos cercados por ela. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a quantidade de luz elétrica a qual somos expostos diariamente pode impactar nossa saúde e bem estar.
Leia mais: Luzes piscando em algum cômodo da residência; Saiba como proceder
Como a eletricidade afeta nossa saúde?
As lâmpadas do seu quarto, escritório e TV podem impactar profundamente seu sono e a qualidade dele durante a noite. Por conta disso, acaba afetando diretamente sua saúde, sensação de bem-estar e produtividade. Felizmente, cientistas estudam os métodos mais eficazes para reduzir esses danos e recomendam alguns hábitos.
Como é medido o impacto da luz em nossa saúde?
Antes de tudo, é importante entender o motivo pelo qual a luz elétrica afeta tanto o nosso corpo. Segundo pesquisadores, isso é consequência direta da industrialização e urbanização, que aumentaram bastante a exposição das pessoas à eletricidade. Dessa forma, os seres humanos passaram a ser expostos a muito menos luz natural durante o dia.
Por conta disso, baseados em evidências, cientistas passaram a estudar sobre como reduzir os danos da exposição à luz elétrica. Para isso, eles tiveram que determinar como medir o impacto da luz no nosso ritmo biológico. Afinal, essa energia afeta o ciclo de dormir e acordar.
Isso porque, segundo eles, a luz afeta uma proteína sensitiva em nossos olhos, conhecida como melanopsina, que é muito sensível à luz azul transmitida pelos televisores. Através dessa informação, desenvolveram um novo padrão para medir a luz, onde a melanopsina é equivalente a luz do dia.
Recomendações dos cientistas
Para ter um sono bem regulado, os pesquisadores recomendam que a luz natural do sol seja nossa primeira fonte de iluminação no dia. Além disso, durante a noite, as luzes não devem ser apagadas drasticamente. Esse processo deve ser feito pelo menos 3 horas antes de dormir, onde cada vez mais diminuímos as unidades de iluminação à qual devemos ser expostos.
Comentários estão fechados.